Secretaria do Ambiente cede 3500 plantas para recuperar espaços verdes

O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, vai ceder, a título gratuito, 3.500 plantas da flora natural da Madeira, para recuperar espaços verdes, de reconhecido interesse cultural, ambiental e paisagístico, afetados pelos incêndios do passado mês de agosto.

Os proprietários terão de fazer prova da titularidade do espaço e requerer as espécies ao Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.

Das 3500 plantas, duas mil são Barbusanos (Apollonias barbujana), mil loureiros (Laurus novocanariensis) e quinhentas Faias das Ilhas (Myrica faia).

Para além deste contributo, o governo regional, através do Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma da Madeira 2020 – PRODERAM, abriu, até 31 de outubro, as candidaturas a fundos europeus, no valor máximo de 4 milhões de euros, para apoio à reparação dos danos causados à floresta nos últimos incêndios.

Poderão concorrer pessoas individuais ou coletivas detentoras de terras privadas e entidades públicas responsáveis pela gestão de espaços florestais. A taxa de apoio aos investimentos elegíveis é de 100%.


PUB