Equipas da Extreme Sailing Series dão espetáculo na baía do Funchal

O primeiro dia de regatas no Funchal contou com um bom espetáculo por parte das equipas que competem nas Extreme Sailing Series. Embora com pouco vento, as três velas nos catamarãs GC32 permitiram que os barcos se deslocassem a uma boa velocidade, sendo possível mostrar ao público presente a essência desta competição, apesar das condições.

As Extreme Sailing Series, para além da tripulação, levam nas regatas um convidado a bordo. Hoje, no Funchal, apesar das condições climatéricas e do pouco vento que se fez sentir, a reação destes convidados foi de entusiasmo perante uma experiência única como esta.

Luís Brito, proa do Sail Portugal – Visit Madeira, comentou que a única regata do dia foi muito complicada. “Tivemos um dia com muito pouco vento. Na primeira regata ainda conseguimos navegar com vento a variar entre os 5 e os 6 nós de intensidade, depois a cair mais para o final. Uma regata difícil, com condições bastante instáveis. Acabamos por largar praticamente em último, depois recuperamos bastante na segunda bolina e acabamos a regata em quinto lugar, a poucos centímetros do quarto, o que acabou por ser um resultado um pouco agridoce, mas ainda assim positivo. A partir daí o vento caiu totalmente e deixou de ser possível fazer regatas.”

Gil Conde, responsável da equipa técnica, refere que as condições climatéricas não foram as melhores para a única regata do dia. “É complicado com estas condições. Houve muito pouco vento e o que houve na baía foi muito inconstante. Mas temos tido uma boa evolução. Só esperamos mais vento.”

Extreme Sailing Series – Classificação dia 1 – Ilha da Madeira, 1ª regata

Posição/Equipa/Pontuação

1º – Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Stewart Dodson, Adam Piggott, Brad Farrand – 12 pontos.

2º – Alinghi (SUI) Arnaud Psarofaghis, Nicolas Charbonnier, Timothé Lapauw, Nils Frei, Yves Detrey – 11 pontos.

3º – SAP Extreme Sailing Team (DEN) Jes Gram-Hansen, Rasmus Køstner, Mads Emil Stephensen, Pierluigi De Felice, Renato Conde – 10 pontos.

4º – Oman Air (OMA) Morgan Larson, Pete Greenhalgh, James Wierzbowski, Ed Smyth, Nasser Al Mashari – 9 pontos.

5o – Sail Portugal – Visit Madeira (POR) Diogo Cayolla, Frederico Melo, Nuno Barreto, Luís Brito, João Matos Rosa – 8 pontos.

6º – Vega Racing (USA) Brad Funk, Tom Buggy, Nick Thompson, Zé Costa, Mac Agnese – 7 pontos.

7º Land Rover BAR Academy (GBR) Neil Hunter, Chris Taylor, Will Alloway, Sam Batten, Rob Bunce – 6 pontos.


PUB