Actividade industrial aumenta na zona euro

A actividade industrial da zona euro acelerou no mês passado devido ao aumento da procura interna e externa, o que levou a indústria a aumentar o nível de empregos, revela o Índice de Gestores de Compras (PMI).

A melhoria continuou irregular e centrada na Alemanha, tendo o crescimento sido mais fraco que anteriormente em Espanha, Itália e Irlanda, enquanto em França a indústria continuou a cair.

O PMI da indústria para a zona euro subiu para 52,6 em Setembro face a 51,7 em Agosto. O subíndice, que mede a produção, também permaneceu acima da marca de 50 que separa crescimento da contracção, tendo atingido 53,8 contra 53,3 em Agosto.

A principal mensagem da pesquisa de Setembro é que a indústria da zona euro continua a expandir-se a um ritmo sólido. A preocupação é que a alta é, de forma preocupante, irregular”, disse o economista-chefe do IHS Markit, Chris Williamson, citado pela Reuters.

Também o subíndice de novas encomendas saltou para 53,4 contra o mínimo de 18 meses registado em Agosto de 51,4, e todas as indústrias aceleraram as contratações.


PUB