Machico participa no XVI Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico

A Câmara Municipal de Machico participa no XVI Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico, a decorrer em Angra do Heroísmo, Terceira, Açores, na próxima semana, entre os dias 11 e 14 de Outubro. Isabel Gouveia, Coordenadora e Técnica dos Serviços Educativos do Solar do Ribeirinho – Núcleo Museológico de Machico, apresenta neste Encontro, uma comunicação centrada no Centro Histórico de Machico.

O “XVI Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico” visa refletir, de forma abrangente e integrada, sobre os problemas da mobilidade urbana, da adatabilidade à vida moderna e da salvaguarda patrimonial nos centros históricos portugueses.

A Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH), que tem como patrono, Alexandre Herculano (1810-1877) foi fundada, na cidade de Lamego, em 22 de Julho de 1988. São membros da APMCH os municípios portugueses que possuam zonas históricas, independentemente de serem já ou não classificadas como centros históricos e, que por deliberação autárquica, declarem aderir à instituição, sem distinções do tipo de aglomerado — cidade ou vila — nem da localização da zona ou das zonas históricas nesses aglomerados.

Esta participação constitui uma excelente oportunidade de divulgação do Centro Histórico de Machico, além dos limites do nosso arquipélago, num Encontro que terá a presença de Municípios de todo o país.


PUB