Gabinete da Cidade já está em pleno funcionamento

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, informou, após a Reunião de Câmara semanal, que o Gabinete da Cidade, constituído no rescaldo dos incêndios de agosto para orientar a reabilitação urbana da cidade, já está em pleno funcionamento, no Teatro Municipal Baltazar Dias, numa sala equipada para o efeito. A coordenação fica a cargo dos Arquitetos Paulo David e João Favila, com consultoria científica do Arq. Gonçalo Byrne e consultoria paisagística do Arq. João Gomes da Silva.

O objetivo do Gabinete é a criação de um plano de regeneração da cidade, definindo os princípios orientadores daquela que deve ser a reabilitação urbana do Funchal. Paulo Cafôfo explica que “isto é fundamental e nunca foi feito, ou seja, nunca tivemos regras e princípios orientadores para quem quer reconstruir o património edificado da cidade. A partir de um sinistro, vamos agora reinventar o Funchal de uma forma orientada e planeada. É um plano que a cidade necessitava, quer para corrigir situações do passado, quer para termos uma orientação clara de futuro, tanto nos investimentos públicos, como nos investimentos privados.” O Presidente reforçou que “a reabilitação urbana é o grande desafio da próxima década.” O Gabinete da Cidade terá um custo de 48 mil euros e os profissionais envolvidos têm quatro meses para concluir este plano.

Paulo Cafôfo anunciou, igualmente, para a próxima segunda-feira, a apresentação da nova plataforma do Município, o Funchal Alerta, através da qual qualquer munícipe poderá, através do computador ou do telemóvel, reportar ocorrências nos espaços públicos da cidade. A plataforma foi desenvolvida e testada pelos serviços internos da autarquia ao longo do último ano.


PUB