130 mil crianças serão beneficiadas pelo abono de família em 2017

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social afirmou que o Orçamento do Estado para 2017 vai repor o abono de família ao quarto escalão de rendimentos para as crianças até aos três anos.

Na apresentação do orçamento da Segurança Social para 2017, José António Vieira da Silva afirmou que o Governo prevê que «130 mil crianças serão beneficiadas, no mínimo, com esta alteração política que consideramos importante» para combater a pobreza infantil.

Ontem, no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o ministro referiu que o objetivo do Governo é igualar o valor dos abonos pagos no primeiro, segundo e terceiro ano de vida das crianças.

«Todos os estudos mostram que é neste período que o diferencial de encargo e as responsabilidades familiares são mais significativas e mais difíceis de enquadrar nos orçamentos familiares», disse.

Em 2017, as crianças do primeiro escalão terão um aumento do seu abono de família de 36 para 54 euros no primeiro semestre, e depois para 72 euros.

«Ao longo dos próximos anos, elas atingirão os 145 euros. Em cima destes valores, quando se justifique, estão incluídas as majorações às famílias monoparentais, às famílias numerosas e a majoração por deficiência», acrescentou Vieira da Silva.

O ministro destacou esta «alteração de enorme significado», não só pelo impacto financeiro mas pela mudança de filosofia.

O Orçamento do Estado para 2017 prevê 695,25 milhões de euros para o abono de família, o que representa um aumento de 11,64 milhões de euros em relação ao de 2016.


PUB