‘Arquipélago’ promove residência artística

A Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, promove até até 5 de dezembro, através de uma ‘open call’ regional, a inscrição para a Residência Artística Marca Arquipélago.

A iniciativa, destinada a designers açorianos, vai decorrer durante um mês, em 2017, tendo em vista o desenvolvimento de produtos de design de qualidade que reflitam conexões a múltiplos aspetos associados às especificidades geográficas e histórico-culturais dos Açores.

Esta residência artística pretende lançar o desafio de criação e produção de objetos idealizados pelas áreas do Design de Comunicação e de Equipamento, com inspiração na identidade das ilhas açorianas, através de um olhar contemporâneo.

O produto final contribuirá para o enriquecimento da oferta da Loja do Arquipélago, tornando-a numa montra de peças de design português com ligação à essência identitária do território dos Açores.

No caso da área do Design de Equipamento, serão utilizados produtos de origem 100% açoriana, enquanto, no domínio do Design de Comunicação, as referências terão como base os elementos gráficos próprios da cartografia dos territórios de ilha e das iconografias da flora e fauna da Região.

O júri, constituído por Raquel Teves, responsável pelo edifício e manutenção do Arquipélago, Carlos Marques, presidente da Delegação dos Açores da Ordem dos Arquitetos, e Frederico Almeida, diretor criativo da Visual Kitchen, anunciará os resultados até 31 de dezembro.

Para mais informações, nomeadamente regulamento, júri e formulários de inscrição, os interessados devem consultar o website do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, no segmento das Residências Artísticas e Open Call.