Presidente da Coreia do Sul pede desculpas

A Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, desculpou-se após ser destituída na sequência de um caso de corrupção e extorsão em que supostamente estará envolvida.

Numa mensagem transmitida pela televisão uma hora depois de o parlamento de Seul ter votado a sua destituição do cargo de chefe de Estado, Park Guen-hye pediu aos ministros e ao Presidente provisório para “fazerem tudo” para minimizar o “vazio governamental”.

A Assembleia Nacional sul-coreana aprovou hoje a destituição da chefe de Estado com 234 votos a favor e 56 contra, obrigando Park a delegar todos os assuntos ao primeiro-ministro. O processo passa agora para o Tribunal Constitucional prevendo-se que, pelo menos, seis dos nove juízes, venham a dar razão ao Parlamento.

O processo que envolve Park Guen-hey, conhecido como “Caso Rasputina”, aponta que a ex-chefe de Estado estará envolvida numa rede de extorsão junto das grandes empresas do país, em troca de favores políticos e económicos.

A destituição acontece após dezenas de manifestações de protesto que, durante os últimos meses, pediam a demissão de Park.


PUB