Turismo em Espaço Rural nos Açores com mais camas

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou sexta-feira, na Lagoa, que a disponibilização de mais 20 camas na tipologia de Turismo em Espaço Rural na ilha de São Miguel e, consequentemente, nos Açores, “representa um produto que se enquadra perfeitamente na estratégia para este setor na Região”.

Marta Guerreiro, que falava na inauguração do White – Exclusive Suites & Villas, cerimónia que foi presidida pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, salientou que este empreendimento se insere na “estratégia para a qualificação dos Açores num setor altamente competitivo”, sendo também um exemplo de “que o turismo nos Açores se está a consolidar no rumo certo”.

Esta unidade, instalada num antigo solar do século XVIII, recuperado e adaptado para a nova funcionalidade, “faz a simbiose perfeita entre dois dos produtos turísticos de referência” nos Açores, nomeadamente a natureza e o património cultural, que, segundo Marta Guerreiro, são “fatores essenciais para uma exclusividade que deve ser também uma das imagens de marca” do arquipélago.

A titular da pasta do Turismo adiantou que a Lagoa já se apresenta como “o segundo concelho da ilha de São Miguel com maior oferta de alojamento”, acrescentando que, com o empreendimento inaugurado, “vê reforçado o seu peso no segmento do Turismo Rural, que está a ganhar mais relevância, tendo em conta o perfil do turista que escolhe os Açores como o seu destino de férias”.

Na sua intervenção, Marta Guerreiro referiu ainda que, nos últimos anos, a Direção Regional do Turismo apreciou e emitiu parecer favorável sobre 61 projetos para novas unidades de Turismo em Espaço Rural e de Turismo de Habitação em todas as ilhas, com exceção do Corvo, que poderão acrescentar mais cerca de 680 camas nestas tipologias de alojamento.

“O Turismo em Espaço Rural é o ponto de partida para o conjunto de experiências que os Açores têm disponíveis, assumindo uma grande importância no desenvolvimento económico e na vitalidade social de muitas localidades mais afastadas dos centros urbanos”, salientou Marta Guerreiro.

Segundo a Secretária Regional, o setor do turismo tem sido uma “mais-valia” na criação de emprego e riqueza nos Açores, frisando que “não está circunscrito a um determinado concelho ou a uma determinada ilha, sendo bem notório o surgimento de investimentos privados por toda a Região”.


PUB