Nas bancas a edição 1037 do Tribuna da Madeira

“Esta vai ser uma Legislatura diferente”

  José Manuel Rodrigues tomou posse como Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e “fez história”. Foi a primeira vez em 43 anos de Autonomia que a Mesa da ALM não é dirigida pelo PSD. No discurso, garantiu “inteira lealdade” e afirmou que será o “Presidente de todos os Deputados”. Miguel Albuquerque, reeleito e empossado Presidente do Governo Regional da Madeira, tem a convicção que “este é um Governo de trabalho e realização”.

Coligação marcada por “sede de poder’

Antigo secretário-geral-adjunto do PSD-M até admite deixar o partido. Na semana em que Assembleia Legislativa e Governo Regional entraram em funções, agora numa legislatura marcada pela coligação entre PSD e CDS/PP, o Tribuna da Madeira quis ouvir alguns actuais e antigos protagonistas políticos. Assim, fomos auscultar as opiniões do actual secretário-geral do PS, de um actual deputado do JPP, de dois ex-deputados (do PTP e do BE) e do antigo secretário-geral-adjunto do PSD. Filipe Malheiro, claramente, não esconde a ‘revolta’. A generalidade dos nossos interlocutores, de resto, parece não ter dúvidas que o novo cenário político regional não deixa muitos motivos para regozijo.

Fraudes com empregos falsos tem aumentado

No mês em que se comemora a cibersegurança, fica o alerta para as situações de fraudes nas ofertas de emprego, um fenómeno crescente. A empresa especialista em Recursos Humanos do Grupo Adecco, a ‘Spring Professional’, alerta para o aumento do número de fraudes relacionadas com empregos falsos, como resultado do desemprego existente, mas também da digitalização da economia. No mês em que se comemora a cibersegurança, para a Spring é também essencial alertar para as situações de fraudes nas ofertas de emprego, que representam além da perda de tempo, um factor de desmotivação e que representam um fenómeno crescente.

Ordem dos Advogados aborda “Direito dos Estrangeiros”

O Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados leva a efeito, nesta sexta-feira, dia 18, no Auditório da Reitoria da “UMA”, no Colégio dos Jesuítas, uma conferência subordinada à temática “O Direito dos Estrangeiros”.

Mais prevenção e deteção na saúde da visão

O Dia Mundial da Visão assinala-se a 10 de outubro. Promovida pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (The International Agency for the Prevention of Blindness), esta data visa, todos os anos, despertar a consciência da população para a crucial importância de consultar regularmente um especialista dos cuidados da visão, seja ele um optometrista ou um oftalmologista, por forma a prevenir ou detetar atempadamente o surgimento de eventuais condições visuais ou doenças oculares. A verdade é que nunca foi tão imperativo como hoje apostar na sensibilização e na educação para um correto e consciente cuidado com a saúde da visão. Isto porque os números têm refletido uma realidade pouco animadora no que respeita à qualidade da nossa função visual.

CINM promovido na WEB SUMMIT

A SDM vai promover, pelo segundo ano consecutivo, o Centro Internacional de Negócios da Madeira na WEB SUMMIT, tendo em mente que cerca de 10% das empresas licenciadas no CINM já são empresas tecnológicas (ICT).

“Missão no Iraque” em exposição

A exposição itinerante denominada por “Missão no Iraque”,foi inaugurada no Madeira Shopping, com a presença dos representantes das unidades militares do Exército, sediadas no arquipélago da Madeira, dos militares que integraram o 8º Contingente Nacional da Operation Inherent Resolve, no Iraque entre novembro de 2018 e Abril de 2019, do Comandante da Zona Militar da Madeira, Major General Carlos Perestrelo, do Secretário Regional da Agricultura Humberto Vasconcelos, em representação do Presidente do Governo Regional, e em representação do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, o vereador Rúben Abreu.

Simulacro de incêndio na Olga de Brito

A Escola Dona Olga de Brito foi palco da realização de um simulacro de incêndio. Neste treino, estiveram envolvidas cerca de 190 pessoas, entre alunos, docentes e funcionários não docentes, assim como técnicos da Secretaria Regional de Educação, do Serviço Regional de Proteção Civil e do Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal, de uma empresa de segurança contra incêndios e dos Bombeiros Voluntários do Funchal.

Olimar confirma voo para o Porto Santo em 2020

A Olimar vai manter a sua operação charter para o Porto Santo, em 2020, com voos diretos realizados com a Eurowings, entre maio e outubro. O voo que parte de Colónia, terá uma duração de menos de quatro horas, revela a Olimar.

Workshop promove inovação para festas

O ‘Workshop Silhouette Cameo’ realizou-se, nos passados dia 12 e 13, no Complexo Desportivo de Gaula, e contou com uma boa adesão. A iniciativa apresentou muitas novidades no mundo da papelaria personalizada por Águeda Bartolomeu, da Emtelis, que veio à Madeira participar e promover o referido workshop, em parceria com a Hollipop Eventos.

Ambiente social contribui para a obesidade infantil

Um estudo revela que o ambiente contribui para as diferenças de género na atividade física e obesidade infantil. O ambiente local – social e construído – promove modelos de discriminação na prática desportiva infantil baseada no sexo, contribuindo bastante para a obesidade em meninas. A conclusão é de um estudo realizado por uma equipa do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Adquira o Semanário Tribuna da Madeira em formato (PDF). Informação independente por apenas 2 €. assinaturas@tribunadamadeira.pt ou na loja online

Pin It on Pinterest