Nas bancas a edição 1059 do Tribuna da Madeira

Efeitos «devastadores» na economia

O Covid-19 mudou o mundo do avesso e a Madeira não é excepção. Filipe Malheiro, antigo jornalista e ex-secretário geral adjunto do PSD, não tem dúvidas que acabaremos por sair vencedores deste combate contra um inimigo invisível e letal. Ricardo Vieira, advogado e antigo líder regional do CDS/PP, diz que o comportamento cívico e de saúde pública dos madeirenses tem sido exemplar.

Material de saúde chega à Região

Numa ação de transporte assegurada pela Força Aérea Portuguesa, o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira recebeu, esta quarta-feira, dia 25 de março, material de proteção individual, designadamente fatos descartáveis, máscaras, óculos e luvas. O que vem reforçar, desta forma, as condições de trabalho e de segurança dos profissionais de Saúde do SESARAM, no âmbito da prestação de cuidados de saúde a doentes e cidadãos com sintomatologia associada à COVID-19.

“O que está em equação é a vida ou a morte”

Denúncias por incumprimento de quarentena já causaram uma detenção. A obrigatoriedade de isolamento imposta a quem entra na Madeira tem levado cidadãos a denunciar pessoas que não têm respeitado a medida decretada pelo Governo Regional. Na Madeira uma mulher foi detida, mas no país já existem 39 casos de desobediência. Um estudo demonstra que a quarentena é eficaz na redução do número de casos de infecção por Covid-19.

«É urgente um gabinete de crise para apoiar os portossantenses»

Afirma José António Castro, do Movimento Mais Porto Santo, que considera que as medidas do Governo «não chegam», e aponta «que se há dinheiro para as Sociedades de Desenvolvimento também deve haver para salvar as famílias e as empresas do Porto Santo».

Associação das Farmácias apela

A Associação Nacional das Farmácias (ANF) pediu a intervenção do Governo com vista a repor o abastecimento de produtos de primeira necessidade para combater a crise sanitária provocada pelo coronavírus. «Máscaras, gel desinfetantes, paracetamol, termómetros, matéria-prima para manipulados e equipamento de proteção individual desapareceram quase totalmente das farmácias», alerta a Direcção da ANF em carta ao primeiro-ministro.

Hospital com áreas exteriores desinfetadas

As áreas exteriores ao edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça foram desinfetadas. Esta medida de contenção da proliferação do vírus no Hospital Dr. Nélio Mendonça, tomada pela administração do SESARAM, foi realizada, a titulo gratuito, pela empresa Extermínio, a qual procedeu à atomização das áreas exteriores, com vista a desinfeção com virucida, produto homologado pela Direção Geral de Saúde.

Pandemia leva ao aumento de ciberataques

A Seresco Portuga alerta que os ciberataques estão a aumentar e chama a atenção que os cibercriminosos não deixaram de o ser.

«O vírus veio para ficar»

O médico Marco Albuja realça a importância de lavar bem as mãos com sabão, e explica que este vírus pode ser transportado pelos sapatos.

Viagens autorizadas só por questões de saúde

A autorização depende do preenchimento de um inquérito.

CMF entrega 50 mil livros à população

A Câmara Municipal do Funchal vai entregar gratuitamente à população cerca de 50 mil livros que fazem parte do stock municipal, “afirmando a cultura como um bem essencial, mesmo nesta crise de saúde pública que estamos a atravessar”, explica o Autarca do Funchal. O programa “Livros Pedidos” arranca no passado dia 23 de março.

Mais de 110 mil árvores plantadas nas serras

O Governo Regional faz as contas no Dia Internacional das Florestas às árvores que foram plantadas nas serras da Madeira, nos últimos 5 anos. Os objetivos são: tornar a floresta mais resiliente aos fogos e às aluviões, oferecendo maior segurança à população; incrementar as disponibilidades hídricas e manter a identidade da nossa paisagem.

Adquira o Semanário Tribuna da Madeira em formato (PDF). Informação independente por apenas 2 €. assinaturas@tribunadamadeira.pt ou na loja online

Pin It on Pinterest