Ideias para o rumo de Portugal e da Europa

Oradores nacionais e internacionais já debatem o rumo de Portugal e da Europa.

Começou hoje, no Hotel CS Madeira, a IV Conferência Internacional do Funchal “Merecer o Futuro”, cujo tema é “Caminhos num tempo de incerteza”. Oradores nacionais e internacionais juntam-se para debater o rumo de Portugal e da Europa, bem como as alternativas à política económica.

“Vivemos uma era de incerteza. Já não é uma era de risco, porque o risco ainda podemos calcular, mas estamos a navegar em águas desconhecidas”, apontou Viriato Soromenho Marques, coordenador científico do evento, considerando que, a avaliar pela participação nas conferências anteriores, também esta será um sucesso.

As ideias transmitidas acabam por ter utilidade para a sociedade em geral. Mas compete depois, a cada um, extrair contributos para a sua vida e para a reorganização do tecido social. “Os pensamentos quando são profundos deixam sempre marcas, e são marcas positivas”.

Serge Latouche, convidado para a sessão de abertura da IV conferência, abordou uma economia alternativa. Ou seja: que o problema da nossa sociedade não é a falta de crescimento, mas sim encontrarmos uma maneira de não colocar, na vida social e económica, o crescimento como único objetivo.

A ele juntou-se o professor António Barreto com a sua análise sobre a situação económica e social portuguesa e sobre os caminhos a seguir. “Nenhum país é hoje totalmente livre (se é que algum dia foi…) de definir o seu rumo. Mas tem sempre, apesar de condicionado, uma margem de liberdade de escolha”.

Para amanhã temos “Medicina: O Regresso ao Futuro” por Júlio Machado Vaz e, pelas 16h50, “Individualismo e Consumo: reptos vindouros” do francês Gilles Lipovetsky. O debate é sempre um começo para se encontrarem soluções.

Na sessão de abertura da IV Conferência Internacional do Funchal “Merecer o Futuro” esteve também o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, e outras entidades públicas.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]