I Festival do Vinho, do Bordado e Artesanato dinamiza sector

A ação, incluída na campanha de Natal, visa a promoção do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.

Arranca, na próxima sexta-feira, pelas 16h, o I Festival do Vinho, do Bordado e Artesanato da Madeira.

Paula Cabaço, presidente do Instituto do Vinho, do Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), sublinhou que este evento pioneiro é orientado para o público madeirense e para os turistas.

“Pretendemos proporcionar aos visitantes uma experiência única, onde podem ter uma aproximação aos produtos tradicionais, num contexto de genuinidade e atestar as suas qualidades e as suas particularidades e a importância que têm para a região”.

O festival arranca com um leilão de vinhos, cujas receitas revertem para a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal (ADCF), e as atividades prosseguem até o dia 27 de Novembro. Entre elas incluem-se: provas comentadas de vinhos, workshops de bordado e artesanato da Madeira e demonstrações da arte de bordar.

Trata-se, conforme continuou, de uma ação incluída na campanha de Natal 2011. O investimento, co-financiado pela União Europeia, no âmbito do programa Intervir+, ascende aos 8.500 euros. Sendo que as iniciativas previstas para a época natalícia não vão ultrapassar os 10 mil euros. Um valor inferior ao ano passado.

“Através da realização deste festival vamos promover e divulgar estes sectores, mas vamos fazer ainda mais. Queremos criar oportunidades de contacto entre os potenciais consumidores, os produtos e as empresas que os comercializam”.

Paula Cabaço aproveitou a ocasião para um balanço às vendas. O Vinho Madeira regista, até 31 de Outubro, um aumento de 19% em relação mesmo ao período homólogo. Um resultado que decorre não apenas das ações realizadas, mas também da qualidade do produto.

Já no que concerne ao Bordado da Madeira, quer em termos de exportação, quer em termos do mercado interno, “temos um volume de faturação idêntico ao ano anterior, com um ligeiro aumento de 1%”.

O I Festival do Vinho, do Bordado e Artesanato vai contar com a participação de 4 empresas do sector do vinho Madeira, 4 empresas do sector dos vinhos de mesa, 3 empresas do sector do bordado e 8 artesãos reconhecidos.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest