Revolução bonita

O governo venezuelano primeiro confiscou e agora ameaça pagar unicamente 10% da avaliação realizada á empresa Café Fama de América, sob protesto de não vir a pagar nada é um autêntico roubo á mão armada.

Depois da invasão á propriedade do ex-embaixador das Nações Unidas Diego Árrias, pessoal civil e militar levou diversos animais incluindo cavalos de raça, carros, mobiliário, quadros de pintores famosos, estátuas, valiosas antiguidades, álbuns de fotografia incluindo as de família, recordações, roupas. Praticamente assaltaram e roubaram tudo e agora o proprietário jamais poderá entrar na sua propriedade e nunca lhe pagarão nada.

O governo importou 20.000 toneladas métricas de carne de bovino á empresa brasileira West Meat a um preço de 4.900 dólares cada tonelada. Uns 600 dólares por encima do valor por tonelada oferecido pela empresa Dexton Validosa, mas sem comissão. A diferença só nesta ocasião foi de 12 milhões de dólares de sobre preço.

Por este caso e por milhares mais, a que esta é uma revolução bonita. A produção de açúcar diminuiu mais de um milhão e meio de toneladas, aumentando a sua importação. Os agricultores esperam a mais de um ano pelo subsídio de produção prometido pelo governo de umas 700 mil toneladas de cana sacarina.

Devido ao controlo de preços do açúcar os custos de produção praticamente são superiores aos preços de venda, os agricultores obtêm uma mínima rentabilidade e simplesmente deixam de produzir. Venezuela ultimamente até milho branco tem que importar, em 2010 teve que importar 100 mil toneladas, este ano andará á volta de 200 a 300 mil toneladas, excelente reforma agrária.

Apesar de ter imensas reservas de gás, Venezuela importa diariamente da Colômbia uns 200 milhões de pés cúbicos de gás, para alimentar geradores eléctricos, industrias, comércios e consumo caseiro. Chávez não conseguiu detectar a tempo os 150 milhões de quilos de alimentos estragados e medicinas vencidas desde o ano 2004.

Estava muito ocupado a criticar tudo o que sucede no planeta e a ameaçar durante 24 horas a todos os que não se ajoelham. Os alimentos em mau estado representam 22% de todas as importações realizadas por PDVAL durante todo o ano. Venezuela para poder cumprir com a entrega de petróleo aos E.U.A. às vezes tem compra-lo ao Canadá, assim vai Pdvsa.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB