Semana das Necessidades Especiais arranca a 2 de Dezembro

A Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais decorre de 2 a 9 de Dezembro.

A Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais 2011, sob o tema “Horizontes de inclusão: Mundo novo a compartir”, foi apresentada hoje pela manhã, no Serviço Técnico Sócio-educativo de Apoio à Deficiência Profunda.

Maria José Camacho, directora regional de Educação Especial e Reabilitação, destacou o empenho de todos os profissionais e o apoio das entidades privadas, que todos os anos contribuem para o evento.

“Sentimo-nos família e orgulhamo-nos de um percurso histórico, que conta já com 46 anos de práticas educativas, sociais e reabilitação. Percurso actualizado e redimensionado pela vontade e determinação dos decisores políticos da Região Autónoma da Madeira”.

A abertura desta semana regional, a 2 de Dezembro, fica marcada pelo IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce, que reunirá cerca de 500 pessoas, entre especialistas na área e convidados.

As actividades vão se estender a todos os concelhos da Região. Entre elas contam-se, por exemplo, espectáculos musicais, projectos de fotografia, mostras de trabalhos e formações em primeiros socorros. Vânia Fernandes amadrinha esta edição da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais 2011,

O secretário regional de Educação e Recursos Humanos, Jaime Freitas, fez questão de reafirmar a importância das competências educativas para o Governo. Uma das prioridades, não obstante as condicionantes do momento. “Reafirmamos o nosso empenhamento em darmos centralidade às questões relativas às pessoas com necessidades especiais no pensamento e nas práticas da Secretaria Regional de Educação. (…) trata-se de um desafio encarado com determinação, a que todos podem virar as costas, mas que jamais poderá ser ignorado pelo Governo Regional.

A apresentação contou ainda com uma dramatização realizada por um grupo de alunos surdos e ouvintes da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros, baseada nos textos criados pela turma do 4º ano do Externato do Bom Jesus acerca da mascote Luzy, bem como com a entrega do 1º prémio e das menções honrosas referentes ao Concurso da Mascote da Semana Regional.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

 

Pin It on Pinterest