Pagamentos em cartão efetuados por estrangeiros aumentam

Números de Janeiro a Outubro deste ano.

A UNICRE registou um crescimento de 10,4% no valor dos pagamentos efetuados por turistas com cartão entre Janeiro e Outubro de 2011, face ao período homólogo de 2010. Os dados revelados pela REDUNICRE, marca sob a qual a UNICRE gere a maior rede de aceitação de pagamentos automáticos em Portugal, dão conta de um aumento das despesas efetuadas por estrangeiros no nosso País, dos quais se destacam os cidadãos angolanos e brasileiros, com um crescimento de pagamentos efetuados com cartão de 53,5% e 34,8%, respetivamente.

Os dados da Visa Europa confirmam este crescimento, tendo sido registado um aumento do valor de pagamentos em Portugal de 13,2%, entre Maio e Agosto, comparativamente ao mesmo período de 2010. A análise da instituição internacional incidiu em seis países da zona do Mediterrâneo, Portugal, Espanha Itália, Grécia, França e Turquia, sendo que Portugal regista a segunda maior percentagem de crescimento em valor de pagamentos com cartão, efetuados por estrangeiros, apenas se observando valores superiores na Itália.

Um dos factores que poderá explicar o crescimento verificado no turismo em Portugal ao longo de 2011 será a instabilidade que se vive atualmente nos países do norte de África, levando os turistas a procurar outros destinos. A vasta oferta de produtos e serviços assume também especial relevância na conquista de clientes estrangeiros, potenciando o seu nível de consumo, que permita obter mais receitas de forma a compensar a quebra registada no consumo interno.

Turistas podem pagar na sua moeda de origem e sem IVA

Neste sentido, a UNICRE disponibiliza dois serviços, especialmente pensados para os sectores da Hotelaria e Turismo, responsáveis, em Portugal, por receber anualmente milhões de turistas, que procuram cada vez mais soluções de pagamento fáceis. Os comerciantes destes sectores têm assim a possibilidade de integrar nos seus Terminais de Pagamentos Automáticos (TPA), os serviços Opção Moeda Cliente (OMC) e Tax Free, que lhes permitem obter receitas adicionais, oferecendo maior comodidade aos seus clientes sem alteração do modo de aceitação de pagamento com cartões.

O OMC consiste numa funcionalidade de conversão dinâmica de moeda no ponto de venda, para cartões de crédito e débito dos sistemas internacionais Visa e MasterCard. Este serviço, desenvolvido pela REDUNICRE em parceria com a Global Blue, tem como objectivo disponibilizar uma solução complementar de aceitação de pagamentos, permitindo aos titulares do cartão optar pelo pagamento das suas compras na moeda do seu país de origem.

 

 

Por sua vez, o Tax Free é um serviço que permite ao comerciante dar a possibilidade ao cliente titular do cartão residente fora da União Europeia de ser reembolsado de uma parte do montante do IVA das compras realizadas no seu estabelecimento. O IVA é reembolsado de acordo com a tabela de reembolsos em vigor em Portugal, que é disponibilizada pela Global Blue aos comerciantes, sendo que os reembolsos são feitos em euros e em dólares.

 

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