João Rodrigues em destaque

Velejador madeirense entre os três primeiros.

João Rodrigues entrou em ação esta madrugada de segunda-feira, dia 12 de Dezembro, para mais uma fase do percurso rumo ao Jogos Olímpicos de Londres 2012. O velejador português encontra-se na cidade australiana de Perth a participar no Campeonato do Mundo de Vela, onde se realizaram hoje as duas primeiras regatas na classe RS:X.

João Rodrigues esteve em plano de destaque no dia inaugural com prestação positiva em ambas as regatas, em especial na segunda: “O primeiro dia foi bastante positivo. Fizemos regata ao largo de Fremantle. Contrariamente às semanas anteriores, deparámo-nos com vento de terra, entre 15 a 20 nós e com muitas nuvens a ameaçar chuva, que felizmente chegou já as regatas haviam terminado. Larguei mal na primeira regata e fui obrigado a optar pelo lado direito do campo. Apesar de ficar logo com algum atraso em relação aos primeiros, fui recuperando ao longo desta primeira bolina e rondei a primeira bóia à volta de décimo lugar. Assim me mantive até ao final da primeira volta. Na segunda bolina, consegui recuperar algumas posições e terminei em sétimo”, explica o madeirense.

Na segunda regata o vento aumentou ligeiramente de intensidade e apesar da boa largada, João Rodrigues acabou por fazer um prova de trás para a frente acabando por conquistar um brilhante lugar entre os três primeiros: “Desta feita larguei bem, mas não fui muito feliz nesta primeira bolina e terminei-a em 16º. Na popa não consegui recuperar nenhuma posição mas na segunda bolina, fruto de boas opções táticas, nomeadamente aproveitando dois saltos de vento significativos, subi para terceiro, lugar em que terminei a segunda regata”, conclui o velejador.

O atleta luso com mais presenças em edições dos Jogos Olímpicos está agora no sétimo posto da classificação geral, que é liderada pelo israelita Nimrod Mashia. O polaco Piotr Minska e o holandês Dorian Van Rijesselberge completam, para já, os outros lugares do pódio no segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Amanhã mais duas regatas, desta feita no campo central, mesmo encostado a terra.

No Campeonato do Mundo de Prancha RS:X (Windsurf) estão inscritos 97 velejadores que disputam neste evento o título de campeão mundial 2011 e uma das 26 vagas disponíveis para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. A tarefa não será fácil para nenhum dos atletas num campo de regatas especial.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB