GCEA estuda tradições musicais da Galiza

Alunos do Gabinete Coordenador de Educação Artística analisam as tradições musicais da Galiza.

No âmbito do programa europeu “Comenius Regio”, uma comitiva de instituições madeirenses visita a Galiza, no sentido de conhecer mais o sistema educativo desta região espanhola e iniciar uma investigação histórica e etnomusiológica comparativa entre a Madeira e a Galiza.

Esta comitiva é coordenada pelo Gabinete Coordenador de Educação Artística, que tem como parceiros seis instituições regionais e da Galiza, bem como o apoio do Governo Regional.

Participam ainda a Associação Musical e Cultural Xarabanda, o Centro de Estudos de História do Atlântico, a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Bartolomeu Perestrelo, a Consellería de Educación e Ordenación Universitaria, a Asociación do Conservatorio de Música Tradicional e Folque de Santiago de Compostela e o Conservatorio Profesional de Música “Manuel Quiroga” de Pontevedra.

No caso da parceria entre a Madeira e Galiza, ambas as regiões têm tradições musicais muito antigas em risco de desaparecer, o que torna relevante a investigação e divulgação das suas identidades culturais, plenas de especificidades.

O projeto “Comenius Regio” inclui uma vasta gama de ações, como intercâmbios entre pessoal escolar, ações de formação conjuntas para professores, aprendizagem interpares ou visitas de estudo, experiências com novas abordagens educativas e campanhas de sensibilização.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest