Madeirenses devolvem 162 imóveis ao banco

Entre Janeiro e Outubro de 2011, as famílias madeirenses entregaram 162 imóveis ao banco.

Em Portugal, entre Janeiro e Outubro de 2011, foram entregues mais de 5 mil imóveis aos bancos. Só as famílias madeirenses entregaram em dação em pagamento, nos primeiros 10 meses do ano, 162 imóveis.

Esta é uma realidade crescente por força das condições económicas das famílias, assim como de alguns promotores imobiliários que tendo recorrido ao crédito para as obras de construção e não conseguindo escoar os imóveis optam por entregá-los à banca.

Os dados da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, que analisou as dinâmicas imobiliárias neste período, dão conta de um total nacional de 160 mil imóveis transacionados.

Destas operações, feitas as contas, mais de 3 mil transações foram realizadas na Região Autónoma da Madeira. Se bem que, segundo a grande maioria das imobiliárias, a forte tendência seja o arrendamento.

Mas o mercado imobiliário avizinha, ao que tudo indica, tempos ainda mais complicados, uma vez que o poder de compra vai diminuir. A subida do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o aumento das taxas de juro, a aplicar em 2012, também complicam as contas.

Acrescente-se ainda que, no concerne aos imóveis devolvidos, o mês de Outubro apresenta os piores resultados de sempre. O resultado substantiva-se como o corolário de três meses consecutivos de agravamento deste fenómeno que, apesar ser transversal a todo o território, é já 17,7% superior ao registado em igual período de 2010.

Este estudo, efetuado com base no portal imobiliário (www.casaYES.pt), é resultado de uma investigação e aperfeiçoamento das metodologias aplicadas, baseando-se em múltiplas fontes de informação (de entidades públicas e privadas) que, cruzadas permitem a construção de índices fidedignos que refletem as atuais tendências imobiliárias.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB