Bordadeiras de casa vão receber aumento de 2,5%

Decorreu hoje, no IVBAM, a cerimónia de entrega do “Prémio de Qualidade à Bordadeira de Casa”.

As bordadeiras de casa vão receber, no próximo ano, um aumento salarial de 2,5%. O anúncio foi feito hoje pelo secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia, durante a cerimónia de entrega do “Prémio de Qualidade à Bordadeira de Casa”, que decorreu no IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.

“Em qualquer função, seja cultural, seja económica, a qualidade é um fator fundamental para sermos competitivos e uma das formas de obtermos mais qualidade é reconhecer o mérito e estimular essa qualidade”.

Os prémios entregues pela Secretaria Regional atingem um valor global de 8 mil euros, sendo 300 euros para o primeiro lugar, 250 para dois segundos lugares e 200 euros para as restantes 36 bordadeiras inscritas.

Manuel António Correia sublinhou, na ocasião, que o sector do bordado tem margem para crescer. “Há mercados que estão a melhorar claramente, caso dos Estados Unidos. O que para nós é extremamente positivo considerando o potencial que este mercado tem, quer em número de consumidores, quer em poder económico”.

Daí que, apesar do mercado europeu estar a ressentir-se com a crise, haja uma tendência geral de melhoria. O sector do bordado passou também por uma fase de ajustamento e agora, neste momento, o importante é manter a qualidade que caracteriza o Bordado Madeira.

O governante voltou, uma vez mais, a apelar ao consumo de produtos madeirenses. No que concerne aos bordados, cerca de 50% das vendas são realizadas no mercado regional. “Olhem atentamente para os produtos e comprem só produtos certificados”.

Maria Fernandes Piedade, a vencedora do “Prémio de Qualidade à Bordadeira de Casa”, confessou, aos jornalistas, que a vida de bordadeira é muito difícil. “Passo 8 a 9 horas a bordar todos os dias. Uns meses dá mais, mas noutros há poucos bordados”. O rendimento mensal raras vezes ultrapassa os 150 euros.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest