Natal com peso e medida

 É uma época em tudo especial, mas dada a excessos alimentares e de bebidas alcoólicas.

O Natal na Região Autónoma da Madeira é, por norma, uma época de mesa farta e por isto mesmo dada a excessos, seja na alimentação, seja nas bebidas alcoólicas.

Mas, porque mais vale prevenir que remediar, os especialistas deixam algumas recomendações para preservar a saúde e a alegria, entre as quais: a diminuição da ingestão de açúcar, das carnes vermelhas e do pão.

Nos dias natalícios, quando a alimentação for feita em casa, é importante fazer refeições leves e pequenas durante o dia, sem deixar tudo para a ceia, e beber bastantes líquidos. Deste modo, nos momentos de convívio familiares ou com amigos, pode optar por fugir à regra.

Estes conselhos são redobrados principalmente para os diabéticos. Um controlo diário dos níveis de açúcar no sangue é fundamental, ao mesmo tempo que tenta perceber quais os alimentos que influenciam a subida de açúcar no sangue, fazendo a picada no dedo.

A título de exemplo as frutas cristalizadas, por mais que não pareçam, também são muito calóricas e podem ser substituídas por frutas secas. Nas sobremesas, o ideal é abusar das frutas picadas em forma de salada ou como mousses.

Nos dias que se seguem, finda a azáfama de Natal e Ano Novo, é tempo de equilibrar a balança. Faça refeições mais leves. Exagere nas verduras, legumes e saladas e dê preferência para o peixe cozido, assado ou grelhado. Estas dicas funcionam não só para manter a linha, mas permitem alguma poupança, que nos dias de austeridade que correm dá cada vez mais jeito.

Quanto ao excesso de álcool, para além da saúde, é fundamental respeitar as regras básicas. Nunca é demais relembrar o mote: “se conduzir não beba”. Acrescente-se que segundo um estudo recente do grupo GfK, realizado em sete países da Europa, incluindo Portugal, concluiu-se que para 32% dos condutores portugueses o álcool é o maior inimigo para quem viaja neste Natal.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB