AAAM com mais associados

O número de sócios da Associação de Astrónomos Amadores da Madeira (AAAM) cresceu em 2011 cerca de 20%.


A Associação de Astrónomos Amadores da Madeira (AAAM) promoveu no presente ano inúmeras atividades, as quais foram repartidas por várias áreas.
Assim, uma das áreas foi direcionada para a população escolar. “Realizamos várias palestras relacionadas com a astronomia em escolas da Região. Fomos a cerca de uma dezena de estabelecimentos e abrangemos alunos desde o 4º ao 12º ano”, destacou Sandro Pita Correia, presidente da direção da AAAM.

Paralelamente, a referida associação promoveu diversas atividades direcionadas para o público em geral, as quais consistiram em observações astronómicas nas serras (22 sessões).

“O grande ponto alto das nossas atividades foi o programa científico-cultural designado por ‘Astronomia de Verão/2011’, onde se realizaram 14 sessões astronómicas, as quais tiveram uma média de cerca de 60 a 150 pessoas em cada observação”, frisou Sandro Correia.

No corrente ano, a AAAM também promoveu o curso de Iniciação à Astronomia, através do qual cerca de 20 pessoas receberam o seu certificado de conclusão de curso. “Todas as atividades correram dentro das nossas perspetivas, tendo havido uma boa adesão do público”, sublinhou.

Aquele responsável transmitiu, ainda, que o principal objetivo das atividades desenvolvidas é tentar pôr as pessoas a pensar de forma científica. “A ideia é fazer ver as coisas que se passam à nossa volta com olhos de ciência. Ou seja, perceber porquê que as coisas acontecem, o que é que está a acontecer e o que é que vai suceder a seguir”, explicou.
Assim, “as nossas atividades têm contribuído para as pessoas começarem a perceber que a ciência é muito importante em vários planos da nossa vida, não só do ponto de vista astronómico, mas também em outras áreas”, acrescentou Sandro Correia.

Aquele responsável apontou, ainda, que muitas pessoas têm mostrado interesse pelo trabalho realizado pela AAAM, prova disso é que o número de associados tem crescido. “De 2010 para 2011 subimos cerca de 20% a nível de sócios, havendo neste momento 43 associados efetivos”, indicou.

No que concerne a 2012, Sandro Correia avançou que a associação vai continuar a trabalhar em parceria com o grupo de astronomia da UMa.

“No próximo ano vamos estar mais ocupados com a vertente científica, ou seja vamos ter projetos de monitorização de vários astros, com especial ênfase para o sol. Para o efeito, vão ser tiradas diversas fotos ao longo de todo o ano. No final de 2012, em conjunto com o grupo da UMa, contamos mostrar os resultados da monitorização através de uma tese ou de um artigo que irá ser publicado numa revista científica”, informou o presidente da direção da AAAM.

A referida associação está também a estudar a hipótese de abrir uma vaga para um astrónomo. “Esse astrónomo irá trabalhar junto das escolas, dando formação, bem como irá fazer trabalho científico dentro da área”, concluiu Sandro Correia.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest