Austeridade regional preocupa AJEM

A AJEM alerta que as medidas de austeridade são negativas para a actividade económica regional.

A Associação de Jovens Empresários Madeirenses (AJEM) considera que as medidas de austeridade divulgadas pelo Governo Regional para o ano de 2012 terão um impacto imediato e negativo sobre a actividade económica regional.

“Lamentamos a necessidade de tais medidas, sendo o ajustamento superior ao que vai ocorrer em Portugal Continental, nomeadamente o referente ao IVA, IRS, IRC e ISP. É particularmente ainda gravoso em sectores chaves da nossa economia como o do turismo. O efeito sobre a perda de competitividade em comparação com outros destinos numa altura em que a diminuição da procura interna, fruto da diminuição do rendimento disponível das famílias, é uma realidade que torna os efeitos ainda mais preocupantes”, aponta em comunicado a AJEM.

Aquela associação considera, ainda, que o “aumento crítico de uma panóplia” de impostos e taxas sem consequente “trade-off” com medidas expansionistas e/ou estimulação da actividade económica é também preocupante.

“Os efeitos nefastos sobre a rentabilidade sem o devido ajustamento com políticas de estimulação de actividade económica produzirão necessariamente efeitos sobre o emprego, sobre o produto e sobre a competitividade”, adverte a AJEM.

O comunicado enviado às redacções mostra também preocupação pelo fim do diferencial de preços sobre Portugal Continental e o fim do reconhecimento nacional dos custos da ultraperiferia.

Desta forma, a AJEM apela ao bom senso das entidades envolvidas, Governos da República e Regional, que antes da assinatura do contrato definitivo para o Programa de Ajustamento da Madeira que a questão do IVA seja revista, no sentido de manter uma redução de 20% no diferencial com o continente, tal como foi exigido no programa assinado com a Troika, salvaguardando e diferenciando de forma justa os custos acrescidos que a insularidade acarreta para os madeirenses.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest