IPDT quer estimular competitividade das instituições públicas da Madeira

Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo faz formação destinada a várias instituições ligadas ao turismo.

A partir deste mês de janeiro, o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) lança, na Madeira, o “Curso Avançado de Gestão”. Trata-se de um programa que aposta na formação profissional continuada e tem como principal objetivo aumentar o índice competitivo das organizações do arquipélago. A primeira edição do curso é dirigida a 21 quadros superiores da Secretaria Regional da Madeira e de vários órgãos ligados ao turismo, entre os quais a Horários do Funchal, a Aeroportos da Madeira (ANAM), a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), as direções regionais e o gabinete da secretaria.

Através do aprofundamento de conhecimentos e do contacto com realidades próprias de outras regiões do globo, o programa pretende facultar ferramentas de gestão aos quadros da Administração Pública que permitam capitalizar ao máximo o potencial turístico do arquipélago. No total, o “Curso Avançado de Gestão” compreende 176 horas de formação presenciais e abarca uma dezena de seminários dedicados a diversos temas, como “Simulação de gestão”, “Gestão de Competências”, “Liderança”, “Inovação” e “Novos Produtos Turísticos”, “Estudo de Mercados” e “Comunicação em Público”.

O “Curso Avançado de Gestão” resulta de uma parceria com a Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes e ocorre no âmbito do projeto de Formação Profissional e Administração Pública, no Programa Operacional de Valorização do Potencial Humano e Coesão Social da Região Autónoma da Madeira (RUMOS). O programa é co-financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE).

Plataforma interativa de ensino on-line

O “Curso Avançado de Gestão” – que se realiza às sextas-feiras, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 – pretende instituir uma abordagem marcadamente prática. Além do estudo de casos práticos, exposições formais e da realização de simulações, o “Curso Avançado de Gestão” explora as potencialidades do E-learning através do IdeaLab – plataforma interactiva da propriedade do IPDT. Esse espaço Web (www.ipdt.pt/idealab) será o palco privilegiado para a realização de fóruns de discussão, que promovem o debate e a partilha de ideias. Paralelamente, o IdeaLab vai armazenar todos os materiais leccionados ao longo de cada seminário.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

 

Pin It on Pinterest