Residências de coabitação sénior combatem isolamento

Jardim Ramos desafiou a Associação Santana Cidade Solidária a criar residências de coabitação sénior.

Rui Moisés foi novamente eleito presidente da Associação Santana Cidade Solidária. A tomada de posse dos órgãos sociais da referida associação, para o triénio 2012-2014, teve lugar esta manhã no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santana.

A referida cerimónia, que foi presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Miguel Mendonça, contou com a presença do secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos.

Na ocasião, o governante enalteceu o trabalho social que a Associação Santana Cidade Solidária tem desenvolvido. “Porque deram provas, o Governo Regional encontrou nesta associação um parceiro privilegiado para responder a necessidades da população do concelho de Santana. Olhando para trás, podemos fazer um balanço positivo do que foi a ação desta associação”, apontou.

Aproveitando o momento, Jardim Ramos desafiou os dirigentes da Associação Santana Cidade Solidária, que comemora em 2012 dez anos de existência, para que sejam criadas residências de coabitação sénior em todas as freguesias daquele concelho.

“A ideia é fazer com que o idoso não seja tirado da sua freguesia, possa continuar a viver próximo dos seus, próximo dos seus vizinhos, próximo dos seus amigos e continuar a dar vida à sua freguesia”, explicou o secretário regional.

Outro dos objetivos das casas de coabitação sénior é diminuir o isolamento daquele segmento da população, juntando na mesma casa dois ou três idosos. “As respostas que hoje se dá ao nível do apoio ao domicilio ficam, assim, muito mais facilitadas. Vamos potenciar esses serviços criando, provavelmente, alguns empregos”, sublinhou o governante.

Jardim Ramos anunciou, também, que o lar da terceira idade em Santana deverá estar a “funcionar em pleno já próximo ano”, sendo “esta mais uma resposta” que se dá a nível do apoio à terceira idade.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest