Utentes contestam encerramento de urgências (VÍDEO)

População da Ribeira Brava e do Porto Moniz não concorda com decisão de fechar urgências dos centros de saúde durante a noite.

Os centros de saúde do Porto Moniz, Santana e Ribeira Brava vão ter novos horários de funcionamento, a partir do dia 1 de Fevereiro de 2012. A informação foi avançada ontem pela secretaria regional dos Assuntos Sociais dando conta de que o Centro de Saúde do Porto Moniz passará a funcionar entre as 8h00 e as 20h00 horas. Já o Centro de Saúde de Santana vai estar aberto ao público das 8h00 às 22h00, enquanto o da Ribeira Brava vai encerrar às 23h00. Com esta decisão o executivo regional quebra a promessa que fez no passado de não fechar urgências nos centros da saúde durante a noite.

O CidadeNet esteve na Ribeira Brava e no Porto Moniz para ouvir a população que se mostrou indignada com a decisão do Governo Regional. É o caso de Renato Abreu residente e utente do Centro de Saúde da Ribeira que está contra a decisão do governo.

“Não concordo porque se a pessoa recorre ao serviço público é porque não tem possibilidades de pagar o privado. Os idosos já têm uma reforma baixa e ainda vão ter de pagar transporte para um hospital que fica a longe da freguesia quando podiam ter urgência no concelho é uma situação inaceitável”, declarou o utente.

A mesma opinião é corroborada por Maria Silva residente na freguesia do Seixal que costuma deslocar-se às urgências do Centro de Saúde do Porto Moniz e a partir de Fevereiro terá de ir para São Vicente.

“Esta decisão é muito má sobretudo para as pessoas que vivem nas zonas altas do concelho, nomeadamente na Santa do Porto Moniz que não têm transporte à noite. Não sei o que vai ser dos idosos que residem aí, pois não têm como ir para São Vicente”, lamenta.

Alguns populares que não quiseram gravar dizem que a decisão de encerrar as urgências à noite é irresponsável e temem que existam mais mortes sobretudo no caso dos idosos do norte da ilha que podem não suportar a viagem até ao hospital do Funchal, ou mesmo do Porto Moniz até São Vicente.

Os utentes do Porto Moniz que tiverem de se deslocar a uma urgência depois da 20h00 terão de ir até ao Centro de Saúde de São Vicente. Já a população de Santana só pode ir a urgência do Centro de Saúde até às 22h00 depois dessa hora terá de ir diretamente para o Centro de Saúde de Machico. Os utentes do concelho da Ribeira Brava passam a ter urgência até às 23h00 depois desse período devem deslocar-se para o Hospital Drº Nélio Mendonça.


[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest