CMF recolheu menos resíduos (VÍDEO)

2011 foi o ano em que a autarquia do Funchal recolheu menos resíduos sólidos.

“2011 foi o primeiro ano, em mais de uma década, em que houve uma diminuição substancial dos resíduos recolhidos pela Câmara Municipal do Funchal (CMF), quer os resíduos sólidos quer os resíduos sujeitos a reciclagem”, salientou Miguel Albuquerque, esta manhã em conferência de imprensa.

Segundo apontou na ocasião o presidente da CMF, em 2010 foram recolhidas 77,2 toneladas de resíduos sólidos, sendo que em 2011 foram recolhidas 70,6 toneladas, o que corresponde a um decréscimo de cerca de 9%.

No que diz respeito aos resíduos indiferenciados foram recolhidas 44,4 toneladas em 2011, menos 14% do que em 2010. “Os resíduos recicláveis diminuíram cerca de 17% passando de 20,2 toneladas em 2010 para 16,7 toneladas em 2011”, frisou o edil.

Miguel Albuquerque explicou, ainda, que a referida diminuição das quantidades recolhidas deve-se ao facto de, em 2011, os serviços municipais deixarem de ter à sua responsabilidade os resíduos sólidos de grandes produtores, como por exemplo da hotelaria, cuja recolha passou a ser feita por operadores privados. Outro motivo para a citada diminuição deve-se a retração do poder de compra dos funchalenses derivado à atual conjuntura económica.

“Apesar do decréscimo da quantidade dos resíduos recolhidos, conseguimos manter a taxa de reciclagem nos 26%. A persistência da autarquia na área da gestão dos resíduos sólidos, quer em termos de Educação Ambiental, da recolha selectiva porta a porta, da aquisição de equipamentos de deposição seletiva e da aplicação do Regulamento de Resíduos Sólidos e de Comportamentos Poluentes têm surtido efeito na taxa de reciclagem mantendo o valor constante de 26%”, destacou o presidente da CMF.

Miguel Albuquerque recordou, também, que a CMF tem uma aplicação disponível no seu site que permite que o munícipe obtenha uma série de informações, entre as quais os dias e horários de recolha dos resíduos indiferenciados e recicláveis na sua rua (http://www1.cm-funchal.pt/ambiente).

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]


Pin It on Pinterest