Madeira tem sido usada como manobra de diversão

Jardim não entende a fixação com a Região Autónoma da Madeira.

O presidente do Governo Regional disse hoje, na sessão de abertura das Jornadas Insulares de Psiquiatria, que a Região Autónoma da Madeira tem sido utilizada como manobra de diversão.

“Devemos analisar o porquê da Região Autónoma da Madeira ter sido utilizada como manobra de diversão por um país que está cheio de problemas (…), há uma fixação de determinados políticos”.

O governante aconselhou os profissionais de saúde a encontrarem uma explicação para esta obsessão com o povo da Madeira. E, neste contexto, reafirmou que nunca vivemos à custa dos portugueses do território continental, pelo contrário, durante muitos anos Lisboa lucrou com a Região.

No dia em que será explicado o Plano de Ajuda Financeira, Jardim não se desculpou da obra feita, garantindo que faria o mesmo. “Se não tivéssemos feitos as coisas que eram fundamentais, não apenas numa perspectiva economicista, não era agora que conseguíamos alterar as condições de vida do povo madeirense”.

Mesmo dando conta de tempos difíceis, com contenção em vários serviços públicos, o líder regional referiu que o acordo com a República vai permitir “acabar com uma certa angústia” e que “será um ciclo de mudança”. Um momento para passar para uma sociedade pós-capitalista.

Aos profissionais de saúde foi pedida uma intervenção desmistificadora, que ajude a pessoas a entender a realidade social e a ultrapassar determinados problemas.

Ricardo Alves, director do Serviço de Psiquiatria do Hospital Dr. Nélio Mendonça, explicou, por sua vez, que as Jornadas Insulares de Psiquiatria constituem um momento ideal para analisar a situação social. A ansiedade surge como uma das principais doenças da sociedade moderna.

O evento decorre hoje e amanhã no Centro de Congressos do Hotel CS Madeira. “Como abordar a doença mental em tempo de crise” será um dos assuntos debatidos por Medeiros Paiva.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]


PUB