Festa dos Compadres vai custar 15 mil euros

Ponto alto das festividades será a 11 e 12 de Fevereiro, com destaque para a “Sentença dos Compadres”.

A Câmara Municipal de Santana, em parceria com a empresa municipal Terra Cidade, apresentou hoje o programa da Festa dos Compadres, que se realiza nos dias 9, 11, 12 e 16 de Fevereiro. O evento assinala a abertura oficial das festividades carnavalescas na Região Autónoma da Madeira.

O investimento este ano ronda os 15 mil euros e conta com o apoio do PRODERAM – Programa de Desenvolvimento Rural. Trata-se de uma “verba inferior à do ano passado, também graças à situação económica regional”, explicou Rui Moisés, acrescentando, ainda assim, que a animação está garantida.

O ponto alto será, com certeza, a “Sentença dos Compadres”, no dia 12, pela equipa do Marcelino Teles. Mas também os cortejos folião e etnográfico reúnem cada vez mais pessoas, de todos os concelhos da ilha.

“Nos cortejos participarão cerca de 1400 figurantes, oriundos de várias escolas e instituições culturais e recreativas, bem como grupos organizados de particulares. O número de inscritos superou, uma vez mais, as expectativas da organização”, considerou o autarca.

De referir que a Festa dos Compadres tem na sua origem a forte rivalidade entre homens e mulheres. Calcula-se que a quadra ocorra há cerca de 80 anos, mas só a partir da década de 80 a autarquia chamou a si a organização. E, desde então, tornou-se um dos principais cartazes do município.

Rui Moisés sublinhou, na conferência de imprensa, que a festividade contribui não só para a preservação da identidade cultural, mas para a dinamização de toda a economia local. Isto porque, para além das barracas oriundas de outros concelhos, o comércio, a restauração e a hotelaria têm ganhos nesta época.

Este ano, como não poderia deixar de ser, as comemorações estão igualmente ligadas a Santana – Reserva Mundial da Biosfera. “Santana é um concelho em movimento. Um concelho que compreende a aposta da Câmara Municipal nesta grande manifestação de alegria”.

Programa da Festa dos Compadres:
Dia 9
12h00 – Abertura das festividades / lançamento de fogo
20h00 – “Quinta das Comadres”

Dia 11
16h00 – Cortejo Folião
18h00 – Animação com as “Amigas da Pequenada”
19h00 – Grupo de Dança 100% Jovem, Grupo de Dança Nova Geração, Grupo de Dança Casa do Povo da Ilha, Grupo de Dança da EB2/3 de São Jorge
21h00 – Baile da Comadre e do Compadre

Dia 12
11h00 – Músicas do Arco-da-Velha
15h00 – Cortejo Etnográfico
16h30 – Julgamento dos Compadres
19h00 – Animação carnavalesca com “Os Lordes”

Dia 16
12h00 – Lançamento de fogo
20h00 – “Quinta dos Compadres”

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest