UMa com melhor eficiência energética

Alunos do CET em Gestão Ambiental desenvolvem projeto para a melhoria da eficiência energética.

Um grupo de alunos do Curso de Especialização Tecnológica em Gestão Ambiental da Universidade da Madeira (UMa) desenvolveu, no âmbito da Unidade Curricular Projeto de Gestão Ambiental, um projeto para a melhoria da eficiência energética nas salas de aula da UMa, que permitirá poupar 1200 euros por mês, mais de 14 mil euros por ano.

O projeto já se encontra implementado numa das salas do edifício da Penteada e consiste no aumento do poder de reflexão das luminárias existentes nas salas de aula através da aplicação de uma superfície espelhada, permitindo desta forma, desligar em média 4 lâmpadas em cada sala mantendo as condições de iluminação necessárias para o desenvolvimento das aulas.

A aplicação desta medida de poupança e eficiência energética a toda a Universidade acarreta um custo de apenas 150 euros (fita adesiva espelhada) e permite reduzir o consumo de eletricidade de 3680 para 2470 euros por mês, representando desta forma, uma poupança de cerca de 14 mil euros por ano.

A concretização desta medida, em conjunto com outras semelhantes, constituirão o projeto de estágio de um dos alunos finalistas do curso de Gestão Ambiental, a iniciar já neste mês de fevereiro.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest