Jornalistas e sommeliers japoneses visitam Madeira

No âmbito do Programa Comunitário “Acções de Informação e Promoção de Produtos Agrícolas em Países Terceiros 2011-2013”.

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP (IVBAM), no âmbito do Programa Comunitário “Acções de Informação e Promoção de Produtos Agrícolas em Países Terceiros 2011-2013” que prevê diversas ações de promoção do Vinho Madeira nos EUA e Japão, acolhe pela segunda vez um grupo de sommeliers e jornalistas especializados em vinhos, para visita à região vitivinícola da Madeira.

O grupo chega hoje à Região e estará aqui até à próxima sexta-feira, 17 de Fevereiro, vem do Japão e todos os seus elementos, são detentores de proeminentes currículos em áreas relacionadas com o sector dos vinhos e gastronomia.

Yoshiko Akehi é jornalista/escritora, reconhecida no trade vínico japonês, tendo inclusive já publicado um livro no Japão, dedicado aos melhores vinhos fortificados do mundo, no qual se inclui um interessante capitulo sobre o Vinho Madeira.

Kishi HIsashi é um destacado sommelier, com vários prémios no seu currículo profissional, director sénior da “Nippon Bartendres Association” e proprietário do reconhecido Bar Ginza, em Tóquio.

Hirotaka Ozono, outro reconhecido sommelier, é o director da Japan Sommelier Association e proprietario da Brasserie Vin d’ange (Kagoshima, Kyushu).

Yuji Baba, é outro colega de profissão, que pertence aos quadros directivo da conceituada escola de vinhos “Tasaki Shinya Wine Salon”.

E a fechar o grupo de sommeliers temos ainda Kumiko Sugiuchi, que é consultora vínica da Wine and Wine Culture co Ltd., faz parte dos quadros da escola de vinhos Tanabe Yumi Wine Scholl e escreve vários artigos para revistas de vinhos japonesas.

Do programa desta visita fazem parte visitas às empresas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira, onde estes profissionais irão tomar conhecimento das especificidades do processo produtivo do Vinho Madeira e terão a oportunidade de degustar vários tipos deste vinho, único no mundo.

A degustação de produtos típicos da Região em harmonia com o Vinho Madeira e os Vinhos de Mesa madeirenses também merecerá especial atenção nas refeições deste grupo, que serão concebidas especialmente para esse efeito. Ainda no que se refere aos vinhos de mesa produzidos na RAM, será organizada uma prova comentada pelo enólogo residente da Adega do IVBAM, em São Vicente.

Os convidados terão ainda a oportunidade de se inteirarem da paisagem vitícola e das suas especificidades – castas e sistemas de condução de vinhas – através de visitas a explorações de vitícolas, quer a norte quer a sul da ilha da Madeira.

Recorde-se que o primeiro grupo, oriundo dos EUA, visitou a Região no passado mês de Janeiro, e já se revelou uma mais-valia para a promoção do Vinho Madeira, nomeadamente através de vários artigos publicados na imprensa norte americana e através de propostas de possíveis parcerias, entre o IVBAM e alguns dos profissionais que nos visitaram.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

 

Pin It on Pinterest