Porto Santo vive “uma situação dramática”

Autarca do Porto Santo está preocupada com o aumento do desemprego e da instabilidade económica.

“A construção civil baixou drasticamente, temos uma grande sazonalidade, o turismo não garante os postos de trabalho ao longo do ano e o desemprego grassa no Porto Santo afectando gravemente muitas famílias”.

A afirmação da presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Fátima Menezes, não deixa dúvidas sobre a situação que se vive no concelho.

Numa sessão solene realizada, hoje à tarde, no âmbito da visita do Representante da República, Ireneu Barreto, a governante disse mesmo que tomou posse em circunstâncias complicadas.

Ainda assim, apesar das condicionantes apresentadas e bem conhecidas de todos, o orgulho e o empenho dos portossantenses permitem acreditar no futuro, suportado pelos vários projectos que a autarquia e os privados têm em mãos, bem como nas infraestruturas já realizadas pelo Governo Regional.

“Penso sabermos o que o Porto Santo precisa para encontrar o equilíbrio económico e assegurar o bem-estar da sua população”, afirmou a presidente da Câmara, dando como exemplos: a recuperação do património arquitectónico, arqueológico e cultural, como forma de afirmarmos a nossa identidade cultural, a reabilitação urbana, a aposta forte no turismo ambiental, no mar, na promoção do Porto Santo, na formação e na segurança.

A preocupação foi partilhada por Ireneu Barreto, Representante da República na Madeira, que durante a sua alocução, pediu apoios para a situação que se vive no Porto Santo. “Todos teremos de ajudar este povo sofredor – entidades públicas, instituições de solidariedade social – desevolvendo ações que minimizem as carências desta população.

A visita do Representante, a primeira de um périplo que pretende realizar pelos concelhos da Madeira, não terminou sem um elogio ao trabalho já concretizado na Ilha Dourada.

“O povo do Porto Santo é feito de gente capaz, dotada de um espírito de tenacidade e resilência que, aliado ao amor à terra, fizeram-no estar preparado para ultrapassar as dificuldades e os obstáculos que se lhes apresentaram”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”][fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest