‘Geringonça no Carnaval da Madeira’

A referida exposição documenta os 25 anos de história do grupo Geringonça.

Está patente ao público, no espaço Infoart da Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes a exposição intitulada “Geringonça no Carnaval da Madeira”. A referida iniciativa, que mostra os 25 anos do percurso do grupo geringonça, marca o arranque das comemorações alusivas às Festas de Carnaval 2012.

Este evento tem como objetivo dar a conhecer a história do Carnaval, permitindo que as novas gerações entrem em contacto com aquilo que é hoje uma tradição”, explicou Conceição Estudante, há pouco na inauguração da exposição.

A secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes aproveitou a deixa para realçar o papel da Associação Geringonça ao longo de um quarto de século. “Este grupo nasceu há 25 anos. Hoje continua a ter um calendário de intervenções anuais. Tem mais de 100 sócios ativos. Tem tido vários grupos que não se limitam a esta intervenção no Carnaval e na Festa da Flor, pois também fazem uma série de atividades sócio-culturais diversificadas”, apontou.

A governante mostrou-se, ainda, otimista que o Carnaval cative a atenção dos madeirenses e dos turistas, realçando que há uma série de atividades de animação programadas para estes dias.

O ponto alto do Carnaval vai ser no sábado com o cortejo alegórico, o qual este ano terá um novo percurso (Praça da Autonomia/Rotunda do Porto). Conceição Estudante salienta que o referido percurso é mais amplo, permitindo ao público ter uma melhor visualização do evento.

No próximo ano pretendemos introduzir algumas melhorias, no sentido de criar mais espaços sentados. Cremos que o novo espaço entre a Casa da Luz e Rotunda do Porto seja um sucesso”, frisou a secretária regional.

A responsável pelo Turismo disse, também que os responsáveis pelas seis ‘tendinhas’ de animação, localizadas na Placa Central da Avenida Arriaga, assumiram os custos das montagens, referindo que isto permite uma poupança de cerca de 1200 euros para a secretaria.

A governante anunciou, ainda, que amanhã será feita uma atualização das taxas de ocupação hoteleiras para o período de Carnaval. “Temos uma ideia que a taxa seja ligeiramente superior aos 60%”, concluiu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest