Mercado regional do Vinho Madeira tem condições para crescer (VÍDEO)

Secretário regional destacou os progressos do vinho de mesa na Região, com um crescimento de 52%.

“O Vinho Madeira é dos produtos mais cosmopolitas que a Madeira tem. Essa vertente será sempre a vertente mais importante, porque a quantidade que produzimos só podemos escoar à escala mundial e também porque representa a entrada de divisas na Região, mas o mercado regional tem de ter um papel cada vez mais importante”.

Manuel António Correia, secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, falava assim no encerramento de um workshop sobre os “Vinhos da Madeira”, dinamizado pelo IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.

Iniciativas que, a par do interesse dos residentes, têm contribuído para o sucesso deste produto. Entre 2010 e 2011, as vendas de Vinho Madeira na Região cresceram 21% em quantidade e 19% em valor.

“Mas o vinho de mesa também está com excelentes progressos. O consumo de vinho de mesa madeirense, entre 2010 e 2011, cresceu 52%”, acrescentou o governante, sublinhando que há condições para crescer mais. Sem esquecer que o aumento do consumo dos produtos regionais serve para diminuir as importações.

Paula Cabaço, presidente do IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, explicou, por seu turno, que os profissionais da hotelaria puderam “aprofundar os seus conhecimentos sobre o Vinho da Madeira, fazer uma reciclagem dos seus conceitos, tirar dúvidas e, no fundo, ficar com mais informação sobre o que se tem feito no sector”.

As experiências adquiridas, pelos 42 participantes no concurso “Vinhos Madeira à Sobremesa”, permitem também uma maior aproximação a quem nos visita. As regiões demarcadas, as temperaturas dos vinhos, as harmonizações gastronómicas e a elaboração de cartas de vinhos foram alguns dos pontos em análise.

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