Bordado e Vinho Madeira associam-se à Festa da Flor

Estão previstas várias ações promocionais no decorrer do evento.

O Bordado Madeira e o Vinho Madeira serão promovidos ao longo do período em que decorre o cartaz da Festa da Flor, através de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), em colaboração com as empresas dos respetivos sectores.

A estratégia promocional assentará na realização de uma exposição de Bordado Madeira, na placa central da Avenida Arriaga, junto à zona dos tapetes florais, sob o tema “Bordado Madeira, Inspirado nas Flores”. Este tema reflete o espírito da campanha na qual é sublinhada a inequívoca inspiração da ilha e das suas flores na criação de desenhos de Bordado Madeira, onde os motivos florais são uma constante.

O tema do Vinho Madeira será abordado numa perspetiva singular, onde se pretende mostrar a versatilidade das combinações com gastronomia, e desta vez ligando-se ao tema da Festividade. “Vinho Madeira e Flores, combinações exóticas!” é o mote para um conjunto de sessões de showcooking, ao longo das quais prestigiados chefes Madeirenses, entre os quais o Chefs João Espírito Santo, Octávio Freitas, Joel santos e Carlos Magno, irão confeccionar pratos (fingerfood) com utilização de flores comestíveis que deverão acompanhar na perfeição com Vinho Madeira.

No Aeroporto Internacional do Funchal, nos dias 17 e 19, serão prolongadas as ações de merchandising iniciadas na Páscoa, tanto para o Bordado como para o Vinho Madeira. O tema já lançado com muito sucesso nesta Páscoa de “Madeira com Chocolate” manter-se-á na receção aos turistas, promovendo esta combinação irresistível de Vinho Madeira com chocolates variados.

O Bordado Madeira também estará representado, com a presença de promotoras trajadas com motivos em Bordado, que irão distribuir material promocional relativo à exposição a decorrer no centro do Funchal

Semelhantes ações de merchandising de Bordado e Vinho Madeira terão lugar no Porto do Funchal nos dias 19, 20 e 22 de Abril, tirando partido da grande quantidade de Turistas que entrarão na Madeira através Porto do Funchal.

Estas acções dirigidas particularmente a visitantes mas também para madeirenses terão alguns pontos altos: a Exposição de Bordado Madeira estará patente, entre os dias 19 e 25 de Abril, entre as 09:00 e as 19:00, na Avenida Arriaga, na placa central daquela Avenida. A zona expositiva desenvolverá vários temas onde se inclui uma zona com caráter histórico-cultural, que compreende demonstração ao vivo das várias etapas do processo produtivo do Bordado Madeira, estando também prevista a criação de três zonas dedicadas às empresas produtoras/exportadoras, que poderão comercializar os seus artigos ao longo dos dias da exposição, e ainda duas zonas de exposição de várias peças de Bordado Madeira, enquadradas em ambientes de decoração que realçam o aspecto estético e utilitário dos produtos.

Outra área de destaque será dedicada a realização de workshops, abertos ao público e com inscrição gratuita, de Bordado Madeira e Tapeçarias Regionais, e que decorrerão a longo dos dias 19, 20 e 21 de Abril na zona da exposição. Também está prevista uma zona lúdica dedicada às crianças, que poderão testar as suas capacidades criativas e artísticas para fazer os seus próprios desenhos de Bordado Madeira!

Desta forma pretende-se reforçar as particularidades deste destino turístico junto dos visitantes, promovendo estes dois produtos tradicionais de grande riqueza cultural, e potenciando a sua notoriedade e comercialização.

Refira-se que esta iniciativa é co-financiada em cerca de 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB