Região produz 10 milhões de flores por ano [VÍDEO]

Manuel António Correia desafia os empresários a promoverem uma exposição permanente de flores ao longo de todo ano.

A Exposição Floral da Festa da Flor é todos os anos visitada por milhares de pessoas. “Só no ano passado visitaram este certame cerca de 63 mil pessoas, o que demonstra bem a sua importância”, sublinhou Manuel António Correia.

O secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, que falava ao início desta tarde na cerimónia de abertura da 57ª Exposição Floral da Festa da Flor, a decorrer no Largo da Restauração, aproveitou para lançar o desafio aos empresários de floricultura para promoverem uma exposição permanente de flores ao longo de todo o ano, com entradas pagas. “A ideia é articular a economia, o ambiente e a agricultura em prol do desenvolvimento sustentável”, indicou.

O governante referiu, ainda, que 80% das flores que decoram o cortejo alegórico da Flor são de produção regional, sendo que apenas 20% são importadas.

“Estamos a produzir quase 10 milhões de flores por ano, o que representa uma receita anual de 5 milhões de euros. A produção regional representa cada vez mais uma cota maior do mercado regional. Isto quer dizer que se importa cada vez menos flores e se exporta mais”, destacou Manuel António, acrescentando que em “2006 foram importadas 1 milhão e 900 mil flores, número que desceu em 2009 (últimos dados disponíveis) para as 500 mil flores”.

No entanto, o secretário regional mostrou-se preocupado com o facto da TAP ter em curso uma alteração no regime de transporte da segunda bagagem. “Isto faz com que as caixas de flores, que muitas vezes os turistas compram na Região, sejam consideradas segunda bagagem, ficando sujeitas a uma taxa adicional”, observou.

“Isto penaliza a economia regional, não é o cumprimento do serviço público que a companhia aérea está obrigada a fazer. Por isso, vamos oficiar a TAP e a respetiva tutela política para que essa situação seja corrigida em defesa da produção regional”, concluiu o governante.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest