Atletas madeirenses galardoados no Duatlo

Tiago Silva e Ricardo Gouveia conquistaram medalhas de ouro e bronze no Campeonato Nacional Absoluto de Duatlo, em Torres Vedras.

Tiago Silva (Ludens Clube de Machico (J.Roxo Alumínio) e Ricardo Gouveia (Clube Aventura da Madeira) conquistaram hoje as medalhas de ouro e bronze, respetivamente, no Campeonato Nacional Absoluto de Duatlo, disputado em Torres Vedras, numa organização da Federação de Triatlo de Portugal.

A prova, disputada na exigente distância standart (10quilometros de corrida, 40 quilómetros de ciclismo e 5 quilómetros de corrida), teve uma excelente prestação dos dois atletas regionais, que foram acompanhados no pódio por José Estrangeiro da Associação Académica de Coimbra, segundo classificado.

Tiago Silva assumiu a liderança da prova logo na corrida inicial, chegando isolado à primeira transição, tendo nessa altura 50 segundos que vantagem sobre o primeiro grupo perseguidor, onde vinham José Estangeiro e Marco Costa do Garmin Olímpico de Oeiras. Ricardo Gouveia concluía a primeira corrida integrado no 2º grupo perseguidor. Com o início do ciclismo, aconteceu a junção dos 1º grupo ao líder da prova, ficando um trio na frente. Cá atrás, Ricardo Gouveia atacava no seu segmento mais forte, descolando os adversários e alcançando sozinho o grupo da liderança, que assim passava a um quarteto. Marco Costa viria a ceder perante o ritmo imposto no ciclismo, e na 2ª transição, à partida para a última corrida, surgia um restrito grupo de três atletas candidatos ao título nacional absoluto de duatlo, onde vinham os dois atletas regionais. Tiago Silva voltou a mostrar a sua supremacia no segmento de corrida, com Ricardo Gouveia a terminar a 14 segundos da medalha de prata.

Os atletas madeirenses conquistaram os melhores parciais da prova: Tiago Silva na 1ª e última corrida, e Ricardo Gouveia com o melhor crono no segmento de ciclismo.

De destacar que este foi o primeiro título absoluto do internacional Tiago Silva, que desta forma regressa aos grandes resultados nesta vertente. Recorde-se que este atleta foi já medalha de bronze no Campeonato do Mundo de sub-23, disputado em Concorde (USA) em 2009. Para Ricardo Gouveia, este foi também o seu melhor resultado de sempre, depois do 8º lugar conquistado em 2010 em Matosinhos.

Em disputa está o apuramento para o Campeonato do Mundo de Duatlo que se realizará em Nancy, França, a 23 de Setembro de 2012.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest