Procura de cana sacarina é superior à oferta

Apesar do crescimento verificado no sector nos últimos anos, Manuel António afirma que a procura é superior à oferta.

A produção de cana sacarina tem vindo a crescer, sendo que neste ano perspetiva-se que sejam produzidas cerca de 5700 toneladas, mais 300 toneladas em relação ao ano transato.

“A produção  de cana de açúcar atinge quase 800 produtores. O valor pago a esses produtores é de cerca de 1,5 milhões de euros, mas a riqueza criada na Região é muito maior, quer por via do mel quer por via dos produtos derivados do mel”, destacou Manuel António Correia, esta tarde aquando de uma visita à Fábrica de Mel Ribeiro Sêco.

O secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais realçou, ainda, que a venda dos derivados do mel tem crescido muito na Região, algo que está diretamente ligado ao aumento da produção. “O facto de se aumentar a produção de cana induz também a um aumento no consumo dos produtos derivados até por uma questão comercial. As empresas associadas ao sector têm maior agressividade na oferta, sendo que neste momento já se nota uma exportação de produtos derivados do mel bastante forte”, frisou.

O governante aproveitou para apelar aos produtores para produzirem mais, uma vez que, neste momento, a procura é maior que a oferta. “Este ano para as cerca de 5700 toneladas, previstas produzir, os engenhos demonstraram a intenção de produzir cerca de 7000 toneladas. Quando a procura está superior à oferta quer dizer que o sector em termos de escoamento e de valorização da produção está bem”, sublinhou.

Registe-se que a Fábrica de Mel do Ribeiro Seco lançou hoje oficialmente o mel de cana biológico. “Tanto a plantação como a própria produção estão certificadas para tal”, destacou João Carlos Melim, sócio gerente da Fábrica de Mel do Ribeiro Seco, acrescentando que o novo produto estará disponível a partir de amanhã nas superfícies comerciais do Pingo Doce.

Vídeo dentro de momentos.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

 


PUB