Descentralização de consultas no S.A.U.

Regional vai descentralizar as consultas médicas efetuadas no S.A.U. de Ponta Delgada para outras unidades de saúde da ilha de S. Miguel.

Miguel Correia, que falava durante a sessão de abertura das XII Jornadas dos Médicos de Família dos Açores, em Ponta Delgada, esclareceu que, reafetando os médicos atualmente alocados no S.A.U., vai-se possibilitar a disponibilização de consultas abertas, para pessoas sem médico de família, em 15 unidades de saúde, nos concelhos de Ponta Delgada e Lagoa.

O Executivo açoriano pretende, assim, minimizar as falsas urgências hospitalares, através da promoção do acesso a consultas de medicina geral e familiar para utentes sem médico de família, nas unidades de saúde próximas das suas residências, e em horários de atendimento mais alargados e mais convenientes para os cidadãos, realçou o Secretário Regional da Saúde.

Com esta mudança, segundo disse, estima-se que serão facultadas semanalmente 792 consultas, ou seja quase 800 consultas por semana, permitindo maiores ganhos em saúde para a população e a manutenção dos postos de trabalho existentes.

Na ocasião, o governante ainda proferiu outras soluções em curso para que mais açorianos tenham médico de família, como por exemplo a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho dos médicos para os Açores, um acordo que vai permitir que estes clínicos tenham mais utentes nas suas listas, mediante uma compensação adequada.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fbshare type=”button”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]


PUB