“Whale RU” em exposição no Museu da Baleia

Museu da Baleia acolhe trabalho interativo realizado por seis alunos do mestrado profissional em Tecnologias do Entretenimento, do Madeira Interactive Tecnologies Institute da UMa.

Foi apresentado esta tarde, no Museu da Baleia, o projeto “Whale RU”. Trata-se de um projeto desenvolvido pelos alunos do 2º ano do Mestrado profissional em Tecnologias do Entretenimento, do Madeira Interactive Tecnologies Institute (M-ITI) da Universidade da Madeira em parceria com a Carnegie Mellon University.

De acordo com Rui Nunes, coordenador do mestrado, o “Whale RU” é um projeto interativo que procura conjugar as tecnologias interativas num jogo, no qual, as crianças têm de apanhar o lixo do fundo do mar e através disso compreenderem os efeitos da poluição marítima no ecossistema marinho”, explicou.

O “Whale RU” é um projeto académico no âmbito do mestrado em Tecnologias do Entretenimento, da Universidade da Madeira através do Madeira Interactive Tecnologies Institute e a Carnegie Mellon University atarvés do Entertainment Technology Center.

A experiência desenvolvida pelos seis alunos do referido mestrado visa dar a conhecer ao público o impacto que lixo tem no ecossistema marinho, principalmente nos animais que nele habitam.

Assim, a partir de hoje o Museu da Baleia passa a ter uma instalação, “onde um grupo de três participantes desempenha o papel de uma equipa de conservação marinha e compete-lhes a tarefa de navegar e operar um submarino com o intuito de limpar todo o lixo que se acumulou no leito do mar e ainda salvar os animais que possam ter ficado emaranhados nos despojos causados pelo homem”, esclareceu Pedro Candelária, um dos alunos do mestrado. De referir que o objetivo desta experiência é consciencializar os visitantes do Museu da Baleia e público em geral o impacto negativo que o lixo produzido pelo homem tem na vida marinha e de que forma simples ações podem contribuir para a preservação dos ecossistemas no planeta Terra.

 [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB