CDU defende mais fiscalização à circulação marítima [VÍDEO]

Duas propostas através das quais pedem mais controlo na circulação marítima.

A CDU/Madeira defendeu hoje, no Porto do Funchal, um maior controlo na circulação marítima e uma maior preservação dos recursos marinhos, anunciando, neste contexto, a apresentação de duas propostas na Assembleia Legislativa da Madeira.

“A Região Autónoma da Madeira faz parte das rotas de muito do comércio marítimo mundial, o que comporta óbvios riscos, resultantes da circulação pelos nossos mares de milhares de navios de grande tonelagem, alguns dos quais com cargas altamente poluentes, de substâncias perigosas, petróleo e produtos derivados”.

Edgar Silva disse que, atendendo a todos estes factores, importa criar limites, até porque o mar da Madeira reveste-se de extrema importância para toda a população. Outra das propostas prende-se com a cobertura da Zona Económica Exclusiva pelo sistema VTS (Vessel Traffic Device). Uma medida que peca pelo atraso.

“Esta necessidade não é de agora; de facto, há muito que é apontada por várias entidades, e é um compromisso assumido pelo Estado para com a Região. A título de exemplo, no Programa de Governo 2007-2011, era referida a contínua intervenção do Governo Regional junto do Governo da República para que finalmente se cumprisse a promessa assumida pelo Estado”.

A CDU/M esclareceu que a apresentação destas propostas não deve ser entendida como um impedimento à liberdade de circulação, “mas apenas como um instrumento regulador do uso dessas liberdades”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB