“A História sai à Rua” hoje na Festa da Cultura

A história volta a sair à rua , este domingo, com o Cortejo Histórico, que integra cerca de 800 figurantes, retratando cinco períodos da história da cidade do Funchal.

Hoje chega ao fim a 1ª edição da Festa da Cultura do Funchal 2012. Como habitualmente a abertura às 10h00, dos stand da 38º Feira do Livro, na Avenida Arriaga, tal como o “Canto do Livro Antigo – Alfarrábio”, no Largo do Chafariz.

A última oportunidade para as atividades dos mais novos ocorre no espaço “Tempo da Infância”, sendo o programa deste domingo inteiramente dedicado ao tema “Jogar…Ler…Aprender” na qual as

crianças participarão em jogos criativos, atividades de expressão plástica e pinturas faciais das 10h00 às 16h00.

A animação que os elementos do TEF proporcionam pelas ruas da cidade declamando textos de autores portugueses terá lugar este domingo no período entre as 16h00 e as 17h00.

A partir das 15h00 o stand de O Liberal recebe os autores do trabalho coletivo “O Baú de Leitura” e Ana Carolina Aguiar que ali estarão a autografar os livros, e na Livraria Sétima Dimensão estará com o mesmo propósito, entre as 17h00 e as 19h00, Ricardo Cabral.

Às 16h30 ocorre o momento alto do programa da Festa da Cultura do Funchal 2012 com a realização do cortejo “A História sai à Rua”, cujo percurso se inicia junto à Escola Jaime Moniz, percorrendo a Rua do Arcipreste, Mercado dos Lavradores, Rua Fernão de Ornelas, Rua do Aljube, Avenida Zarco, Rua Câmara Pestana e terminando na Praça do Município.

Este cortejo integra os cinco grupos temáticos que desfilaram no sábado 18 de Maio e que recriam cinco grandes períodos históricos da cidade do Funchal e serão precedidos por Bandas de Música.

O desfile histórico representará os Séculos XV e XVI – Descobrimento. Esplendor. Simão o Magnífico; os Séculos XVI e XVII – O Fim do Açúcar. Piratas e Corsários. Espanhóis e Aclamação de D. João IV; os Séculos XVII e XVIII – O Vinho. D. Guiomar. Os Ingleses. Napoleão; os Séculos

XVIII e XIX – O Turismo. Sissi. Quintas e Minuetes. Esquadras de Navegação Terrestre; o Século XX – Tempo de Revoltas. Autonomia. Às 18h30 terá lugar o concerto de enceramento da Festa da Cultura do Funchal 2012 que estará a cargo da Orquestra de Bandolins da Madeira sob direção do maestro Eurico Martins e que terá lugar na Praça do Município.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest