Açores acolhem lua-de-mel das “Noivas de Santo António”

O Governo dos Açores associou-se este ano aos “Casamentos de Santo António 2012”, uma iniciativa promovida desde 1997 pela Câmara Municipal de Lisboa. Este ano, os 16 casais que contraem matrimónio, dia 12 de Junho, passarão a lua-de-mel na Ilha de São Miguel.

 O programa da estada nos Açores foi idealizado e concebido pela Presidência do Governo dos Açores, contando com o apoio de autarquias, instituições e entidades privadas.

Deste programa constam diversos passeios e atividades que visam dar a conhecer aos participantes, entre outros aspetos, as paisagens, a cultura, a gastronomia e as tradições açorianas.

Assim, os 16 casais serão recebidos no Aeroporto João Paulo II, no próximo dia 14 às 7h45 pelo Diretor Regional do Turismo e pelo Delegado de Turismo de São Miguel.

Ainda durante a manhã e depois de instalados na unidade hoteleira que os irá acolher, os participantes poderão disfrutar dum pequeno-almoço com produtos regionais, acompanhado pela música das Violas da Terra de Rafael Carvalho.

Neste primeiro dia de estada nos Açores, terão ainda oportunidade de visitar a Fábrica e as plantações de Chá da Gorreana e a Casa do Arcano.

No segundo dia de permanência em São Miguel, os 16 casais irão visitar o Ilhéu de Vila Franca e as Furnas, tendo ainda oportunidade de tomar um banho na piscina de água férrea do Parque Terra Nostra.

Já no dia 16, as “Noivas de Santo António” sairão do Porto da Caloura para observar golfinhos, visitarão o EXPOLAB na Lagoa e as estufas de ananás na Fajã de Baixo .

O final da tarde será reservado ao Roteiro Cultural – Antero de Quental, que terá início no Jardim do Colégio e terminará na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Ainda durante a noite do dia 16, os casais terão oportunidade de visitar o Observatório Astronómico dos Açores (OASA) e, caso as condições atmosféricas o permitam, observar o céu estrelado Açoriano.

No dia seguinte, os Noivos visitarão o Convento da Esperança, Igreja de São José, Núcleo de Arte Sacra e o Mercado da Graça, seguindo-se uma viagem pelas SCUT de Ponta Delgada até ao Nordeste, onde almoçarão.

Após regressarem a Ponta Delgada, terão ainda oportunidade de realizar o Roteiro Histórico a bordo da “Lagarta”, um comboio turístico.

No último dia de estada nos Açores, os visitantes terão oportunidade de tomar banho na Caldeira Velha, durante a manhã. A tarde é reservada à visita ao Palácio de Santana, onde serão recebidos pelo Presidente do Governo e senhora.

Nestes 5 dias de permanência nos Açores, os 16 casais serão ainda acompanhados em permanência por três jovens estudantes do Ensino Profissional – Área de Turismo e por um técnico da Direção Regional do Turismo, para além do Delegado de Turismo da ilha de São Miguel.

Ao associar-se e apoiar esta iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, o Governo dos Açores pretende proporcionar a estes recém-casados uma experiência inesquecível, despertando por um lado, a curiosidade de conhecer outras ilhas açorianas, numa visita futura à Região e, por outro lado, levar os participantes a transmitir a amigos e conhecidos (para além dos muitos que terão oportunidade de ler o seu testemunho nos vários órgãos de comunicação social que farão reportagem deste evento) a experiência única que é visitar este Arquipélago.

Na promoção deste programa de receção aos “Noivos de Santo António” colaboram com o Governo dos Açores, a Câmara Municipal de Lagoa, a Câmara Municipal da Ribeira Grande, Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, Clube Naval de Vila Franca do Campo, EXPOLAB – Centro de Ciência, OASA – Observatório Astronómico dos Açores, Varela e Ca, Lda, Comboio Turístico “Lagarta”, Veteranos do Nordeste e Associação de Jovens “Ser Diferente”.

Pin It on Pinterest