PCP combate cortes propostos na Comissão Europeia [VÍDEO]

João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, vai reunir com o secretário do Ambiente e Recursos Naturais.

 

João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, está na Região Autónoma da Madeira para, entre outros aspetos, abordar as propostas do partido para a defesa do Mar e das Pescas. A visita vai incluir uma reunião com o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia.

“O PCP tem vindo a avançar com propostas, ao nível da discussão sobre a reforma da política comum de pescas, que pretendem salvaguardar os interesses das regiões autónomas, as suas especificidades e os interesses das populações”, explicou, dando como exemplo o alargamento da área de acesso exclusivo para as frotas locais, de 100 para 200 milhas.

Na conferência de imprensa, que decorreu hoje à tarde, o comunista falou igualmente sobre a manutenção e, se possível, aumento das verbas comunitárias para as regiões autónomas portuguesas, tendo em conta o desenvolvimento do país.

“Estamos a falar de passar de um orçamento de 979 milhões de euros, a preços de 2004 para o conjunto das regiões ultraperiféricas, para 926 milhões de euros, a preços de 2011”. Ou seja: a proposta da Comissão Europeia avança com um montante financeiro menor, para financiar mais regiões do que aquelas que eram financiadas, tendo em conta a junção das zonas escassamente povoadas.

O eurodeputado referiu-se ainda à Moção de Censura que o PCP apresentou ao Governo da República. “Um dos aspetos que censuramos na atitude do Governo é a política seguidista face aos ditames da União Europeia e do FMI”, apontou, não esquecendo que muitas das medidas agora implementadas não foram apresentadas aquando as eleições.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest