Exercício LivEx mobiliza 50 viaturas e 200 meios humanos

Exercício, que decorrerá na quinta-feira, está integrado no Plano Municipal de Emergência do Funchal.

O Plano Municipal de Emergência e de Proteção Civil do Funchal fica concluído no final deste ano. O anúncio foi feito, esta tarde, pelo vice-presidente da Câmara do Funchal, Bruno Pereira, durante a apresentação do simulacro LivEx que decorrerá na próxima quinta-feira, entre as 9h e as 21h.

A ocasião foi também aproveitada para alguns esclarecimentos sobre o site ‘Alerta Funchal’. “Este site é claramente um meio privilegiado de comunicação entre a Comissão Municipal de Proteção Civil, responsável pelo desencadear das operações no concelho do Funchal, com a sua população”.

O autarca sublinhou que o site vai estar “adormecido”, sendo apenas ativado em situação de emergência. Ou seja: quando o munícipe vai à pagina da Câmara Municipal do Funchal, se necessário, é redirecionado para o ‘Alerta Funchal’. “Porque tudo o resto, numa situação de alerta, não é necessário”.

O Comandante dos Bombeiros Municipais do Funchal, Nelson Bettencourt, explicou que o Exercício LivEx envolve a Comissão Municipal de Proteção Civil, cerca de 50 viaturas (ambulâncias, pronto-socorros, viatura de desencarceramento, meios ligeiros e pesados, etc), 150 a 200 meios humanos, PSP, GNR, SEMER, juntas de freguesia, manequins, 100 figurantes, entre outros.

Durante 12 horas, período em que decorrerá o simulacro, a operacionalidade e a eficácia dos meios envolvidos serão postas à prova em quatro cenários concretos: inundações na baixa do Funchal, incêndio na área de restauração do Madeira Shopping, acidente rodoviário complexo com matérias perigosas e multi-vítimas e derrocada de um edifício.

O vice-presidente da CMF pediu, a este propósito, a compreensão de todos os munícipes. “Existirá um movimento anormal de ambulâncias e de meios na cidade do Funchal, mas que ninguém fique alarmado com isso”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”][twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest