Parque Urbano acolhe convívio anual de idoso de Ponta Delgada

O Grande Convívio Anual dos Idosos de Ponta Delgada vai decorrer já no próximo sábado, a partir das 12h00, no Parque Urbano, contando com a presença de idosos de todas as freguesias, bem como de algumas instituições do concelho.

Estima-se a presença de um milhar de cidadãos sénior nesta iniciativa anual que, ocorrendo em 2012 em junho, terá uma grande componente tradicional, já que acontece no mês dos Santos Populares, mais precisamente, na véspera do São João.

É assim que logo no início do convívio, às 12h00, tem lugar um desfile de marchas de São João, com a participação de três grupos de crianças de três ATL do município de Ponta Delgada, num total de 80 crianças.

A marcha dos mais novos trará uma componente intergeracional que a Câmara Municipal, através da sua Divisão de Ação Social, tem vindo a imprimir em várias iniciativas tradicionais como são acontecimentos como o “Cantar às Estrelas” e a Páscoa ou em espaços como o Centro Intergeracional da freguesia de São Sebastião, que assegura ocupação de tempos livres a jovens e idosos.

Além do mais, esta será uma forma de, mais uma vez, cultivar nos mais novos o interesse pela cultura, pelos costumes e rituais que, se não forem transmitidos de forma apelativa e envolvente, poderão se diluir com o tempo.

Voltando ao programa do convívio anual, importa enunciar que, após o desfile das marchas das crianças, será a vez dos mais velhos mostrarem como se faz, com os idosos dos centros de convívio de Feteiras e de Santa Clara a marcharem ao São João.

O desfile de marchas servirá, também, para abrir o apetite para o almoço que está marcado para as 13h00, com uma ementa bem alusiva aos elementos festivos que se vão assinalar. É por isso haverá sardinha assada, broa de milho, salada, batata cozida, bebidas e sobremesa.

O almoço vai decorrer numa grande tenda, montada no Parque Urbano, cujo interior mostrará uma decoração alusiva aos Santos Populares, sendo colocado, no palco, um altar com a imagem de São João.

Durante o almoço será feita a entrega de um manjerico a todos os idosos presentes, justamente, pelas 80 crianças que desfilaram na marcha. É de salientar que, também, os manjericos foram plantados pelas crianças dos ATL.

Depois do repasto será a vez de animar a tarde com música, até, pelo menos à hora de regresso, dos convivas às suas freguesias que está estimado para as 16h30.

Foram convidados para a festa de verão dos idosos de Ponta Delgada, idosos que frequentam os centros de convívio das várias freguesias e amigos que virão, assim, dos Arrifes, Bretanha, Candelária, Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes, Livramento, Matriz de São Sebastião, Mosteiros, Relva, Remédios, São José, São Pedro, São Roque, São Vicente Ferreira, Santa Bárbara, Santo António, Sete Cidades, Santa Clara, Pilar, Casa de Saúde de Nossa Senhora da Conceição, Casa de Saúde de São Miguel, Instituto Margarida de Chaves, Lar Luís Soares de Sousa, Santa Casa da Misericórdia, Lar António Manuel dos Santos.

Desde 2002 que a Câmara, através da Divisão de Ação Social, promove o convívio anual de Verão para os idosos.

Durante este período foram realizados passeios e almoços convívio nas Furnas, Nordeste, passeios de barco à volta da ilha de São Miguel, uma deslocação de barco à ilha Terceira e, mais do que uma vez à ilha de Santa Maria.

Em 2012, os idosos de Ponta Delgada voltam ao Parque Urbano, o pulmão verde da cidade, em cuja inauguração participaram, também, com um convívio de verão.

[twitter style=”vertical” float=”left”][fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest