Arquitetura urbana precisa de ser repensada

O arquiteto José Cornélio da Silva considera que a construção em massa de blocos de apartamentos “trouxe um desrespeito” pela arquitetura urbana.

“Uma pessoa que viva num apartamento sente-se num espaço interior acolhedor, sendo-lhe completamente indiferente o desenho do prédio. Porque o prédio não é a casa dele, a casa dele é o andar. E depois tem uma grande janela que é a televisão, através da qual escolhe as paisagens que quer ver. Mas na realidade depois há um esquecer da realidade urbana”, apontou o arquiteto.

Desta forma, Cornélio da Silva considera que já está na altura de “adequarmos as nossas exigências” aos espaços urbanos. “Acho que nenhum de nós está satisfeito com os espaços urbanos que temos, porque quando vemos imagens antigas ficamos encantados e deliciados e depois quando vemos as imagens que neste momento temos sentimo-nos um pouco frustrados e infelizes”, observou.

O arquiteto lembrou ainda que a arquitetura urbana de um determinado local também é um fator diferenciador. “Se sabemos, por exemplo, escolher as melhores marcas de automóveis, porque razão não haveríamos também de escolher os melhores espaços urbanos?”, questionou.

Porém, aquele responsável considera que a legislação não iria mudar esta tendência de se construir “asneiras” urbanísticas. “Não é pela legislação que se resolve os problemas, ninguém pode legislar contra as asneiras”, vincou.

Cornélio da Silva defende, ainda, que os momentos de crise são ideais para a reflexão. “Acho que temos que pôr a mão na consciência que vivemos um bocado numa certa euforia e olhar agora para vermos o que podemos fazer melhor”, transmitiu.

José Cornélio da Silva falava esta tarde à margem de uma conferência subordinada ao tema “Defesa da Paisagem da Madeira e do Porto Santo”, a qual teve lugar no Salão da Assembleia Municipal da Câmara Municipal do Funchal.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest