Comunicações com Plano de Contingência

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos assinou hoje o contrato para a aquisição e instalação da Plataforma Integrada de Comunicações, no âmbito do Plano de Contingência para as Comunicações ao nível da Região.

O Plano de Contingência permite, em situações de emergência, acidente grave ou catástrofe, identificar, a cada momento, entre um conjunto de redes públicas e privadas, quais as que estão a funcionar, criando uma plataforma que garanta que a Região não fique sem comunicações. A assinatura deste contrato significou, para o governante, um passo inovador ao nível da segurança nas comunicações dos Açores.

José Contente anunciou que está já a ser feita uma experiência piloto, através de uma parceria estratégica com a Portugal Telecom, a EDA e as autarquias da Praia da Vitória e Povoação, para testar a Plataforma Integrada de Comunicações, sistema esse que será alargado às restantes entidades públicas e privadas que irão integrar o Plano de Contingência de Comunicações.

O enquadramento geodinâmico dos Açores, associado à atividade sismo-vulcânica e intempéries, pode motivar, a qualquer altura, o acionamento de planos desta natureza, razão pela qual “o Governo dos Açores dá grande prioridade às comunicações, especialmente porque vivemos num território descontínuo, e que nunca pode ficar isolado” sublinhou o governante.

Após a assinatura do contrato com a GlobalStar System, empresa que tem vindo a desenvolver sistemas de comunicações específicos consoante as necessidades de diversas áreas, incluindo a da Proteção Civil, José Contente afirmou que “este é um projeto inovador de grande importância porque vem reforçar as comunicações de emergência dos Açores. Em situações de catástrofe as entidades de proteção civil e socorro precisam, a cada momento, fazer o ponto da situação e solicitar todo o tipo de meios necessários, logo, as comunicações têm que estar disponíveis”.

[twitter style=”vertical” float=”left”][fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest