173º Aniversário do Concelho da Povoação

Carlos César, Octávio Medeiros, Rafael Carvalho e Marcial Troféu homenageados a 3 e 7 de julho, na Povoação.

Carlos César, Padre Octávio Medeiros, Rafael Carvalho e a Banda Filarmónica Marcial Troféu serão os grandes homenageados nas Comemorações do 173º Aniversário Concelho da Povoação.

A efeméride será assinalada em duas datas distintas. A primeira será no dia 3 de julho, pelas 21h30, no Auditório Municipal, onde será atribuído o Diploma de Mérito Cultural a Rafael Costa Carvalho, seguindo-se um concerto de Violas do Atlântico com o homenageado e Chico Lobo, do Brasil, concerto este que será aberto pela Escola de Violas da Ribeira Quente.

A segunda parte das comemorações do Dia do Concelho será a 7 de julho, pelas 20 horas, também no Auditório Municipal, com uma Sessão Solene onde serão homenageados, com o título de Cidadão Honorário, Carlos César e o Padre Octávio Medeiros e com Mérito Cultural a Banda Filarmónica Marcial Troféu. Nesta Cerimónia Solene as jovens povoacenses Dalila Medeiros e Romina Cardoso cantarão o Hino da Povoação.

A decisão unânime de homenagear as personalidades e a instituição musical foi tomada na reunião de Câmara de 15 de junho.

O Presidente do Governo Regional vai ser homenageado pelos relevantes serviços prestados ao Concelho, durante os seus mandatos; uma decisão que traduz o apreço que os povoacenses nutrem por Carlos César.

Será igualmente atribuído o título de Cidadão Honorário ao Padre Octávio de Medeiros, ilustre povoacense, atual pároco da Vila da Povoação e Ouvidor do Concelho, que foi também Professor de Sociologia na Universidade dos Açores durante 27 anos e escreveu mais de duas dezenas de obras sociológicas, que abordam variados aspetos da vida povoacense e micaelense.

Ao Rafael Carvalho e à Banda Marcial Troféu serão atribuídos o Diploma de Mérito Cultural. O primeiro pela defesa da Viola da Terra, um instrumento açoriano que até há bem poucos anos estava caído no esquecimento. A segunda pelos relevados serviços prestados à comunidade e pelos 100 anos de atividade, que estão a ser celebrados no corrente ano. Recorde-se a este propósito que a Banda Marcial Troféu recebeu no Dia da Região, a 28 de maio, a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico.

[twitter style=”vertical” float=”left”][fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest