Mercado americano rendeu 1,4 milhões em 2011 [VÍDEO]

A América é o terceiro mercado mais importante de exportações de Vinho Madeira e o primeiro em termos de importância fora da União Europeia.

O mercado americano assume grande importância para o Vinho Madeira. “Neste momento, e em relação ao ano 2011, foi o terceiro mercado mais importante de exportações de Vinho Madeira e o primeiro em termos de importância fora da União Europeia. Além deste valor em quantidade exportada, há também aqui no mercado norte americano um potencial de crescimento”, apontou Paula Cabaço.

A presidente do Instituto de Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) acrescentou, ainda, que o mercado norte americano representou em 2011 cerca de 1,4 milhões de euros, o que significa cerca de 800 mil litros exportados. “Para além da importância em valor, o próprio preço médio por litro é superior aos outros mercados, o que revela também uma apetência dos consumidores pelas nossas categorias especiais”, frisou.

Paula Cabaço falava esta tarde à margem das comemorações da Independência dos Estados Unidos da América, as quais tiveram lugar no Centro Cultural John dos Passos. A iniciativa teve início com uma prova de Vinho Madeira, dirigida a turistas e residentes de nacionalidade americana e ainda madeirenses e turistas de nacionalidades diversas.

O programa contou também com uma conferência subordinada ao tema “Madeira Wine to American Eyes”, a cargo de Duarte Mendonça. As comemorações terminaram com um concerto de jazz pela Escola Profissional das Artes da Madeira.

Na ocasião, a presidente do IVBAM destacou que a efeméride reveste-se de uma “considerável relevância histórica”, pois a associação do Vinho Madeira à América do Norte é bastante estreita. “Testemunho desta proximidade é o facto da celebração da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, a 4 de Julho de 1776, ter sido brindada com um cálice de Vinho da Madeira, embora o Vinho Madeira esteja presente nos EUA desde início do Século XVII”, realçou.

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